pt src= Dani Nurse Blog: Eficiência energética e reutilização de água será tema de feiras da indústria

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Eficiência energética e reutilização de água será tema de feiras da indústria

Fimmepe, Forind e Movimat, que este ano acontecem juntas, vão mostrar projetos que apresentarão as melhores soluções para economizar água e energia
Eficiência energética e reutilização de água. Este é o tema da 21ª edição da Fimmepe Mecânica Nordeste – Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico de Pernambuco, que acontece de 20 a 23 de outubro, no centro de convenções. No evento, realizado pelo Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e de Material Elétrico de Pernambuco (Simmepe), com organização da Reed Exhibitions Alcantara Machado, haverá o espaço Ilha da Inovação, com projetos que apresentarão as melhores soluções em eficiência energética e reutilização de água. A programação também conta com palestras e seminários sobre o tema.
Esta edição da Fimmepe Mecânica Nordeste acontece junto com a Forind Nordeste – Feira de Fornecedores Industriais, e com a Movimat Nordeste – Feira Internacional de Intralogística. A expectativa é que cerca de 150 expositores participem das três feiras, que acontecem numa área de 13 mil metros quadrados e devem receber mais de 11 mil visitantes. Os setores que estarão presentes são: energias renováveis, máquinas e equipamentos, elétrica e eletrônica, segurança e EPI, e transporte e logística.
“A feira vai ser uma oportunidade de mostrar alternativas para as indústrias. Economizar energia se tornou estratégico para qualquer empreendedor. Pensar em energia é um diferencial competitivo, está relacionado com custos, que podem baixar”, diz Pedro Nunes, da GlobalSun, empresa especializada em energia solar. Segundo ele, esse tipo de energia pode ser utilizada por pequenas, médias e grandes empresas, residências e consultórios. O Nordeste é a região que possui o maior número de dias de sol do Brasil. Por isso, há um mercado em plena expansão e a demanda por produtos de energia solar tende a crescer de forma acelerada.
Para João Bosco, da MultiEmpreendimentos, empresa que trabalha com projetos de eficiência energética, o tema das feiras é dos mais relevantes atualmente. “Em virtude de a energia elétrica ser cara, isso implica diretamente no custo da água. A partir do momento que reutilizamos esta água, temos uma redução do custo da energia e do processo”. Ele cita como exemplo positivo o caso de empresas que usam a água de banhos ou pias para descargas de vasos sanitários, possibilitando uma economia de água e energia e reutilização da mesma.

Uma das novidades da Fimmepe, Forind e Movimat será a presença de um consultor, especialista em eficiência energética, que vai atender as empresas e passar orientações de como economizar água. “As indústrias podem economizar até 85% da água que consomem. Isso é fundamental sob o aspecto econômico”, diz Abrão Rodrigues, da Saneacqua Ambiental, empresa que desenvolve projetos para tratamento de efluentes domésticos e industriais. 

A Forind Nordeste foi criada para aproximar os pequenos, médios e grandes fornecedores de equipamentos, suprimentos e serviços industriais dos grandes grupos empresariais instalados na região Nordeste. Já a Movimat Nordeste é uma plataforma para demonstrações de equipamentos, serviços e soluções em intralogística, voltada para os compradores de grandes indústrias, atacadistas, varejistas e distribuidores que buscam controlar de forma eficiente o fluxo e armazenagem de matérias-primas e produtos acabados, além de estreitar relacionamentos e potencializar seus negócios.
Para o presidente do Simmepe, Alexandre Valença, a união das feiras será muito positiva para o mercado, pois o evento será mais abrangente para a indústria e fortalecerá a economia da região, além de ampliar consideravelmente o evento, com um público maior e mais qualificado. “Esse é um dos diferenciais da edição deste ano. Os visitantes vão encontrar uma exposição maior e com todas as áreas da indústria. As feiras se complementam, então o empresário terá, em um único ambiente, tudo que ele precisa”, completa.
Além da exposição de produtos, a Fimmepe Mecânica Nordeste, a Forind e a Movimat trazem diversas atividades de capacitação e atualização no mercado industrial. Entre elas estão a "Ilha do Conhecimento"- palestras técnicas realizadas por expositores sobre produtos, serviços e melhores práticas -, e a "Ilha da Inovação". Os eventos podem ser acompanhados gratuitamente pelos visitantes.
Outros eventos simultâneos da feira são: Encontro dos Polos Econômicos de Pernambuco (Organizado pela Rede Suape), Seminário Nordestino de Logística (organizado pela Anelog), e o Seminário Loc Show Nordeste, organizado pelo Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco (Sindileq). Ao participar da Fimmepe Mecânica Nordeste, da Forind e da Movimat o expositor projeta seus negócios no Nordeste, a região mais promissora do Brasil. Mais informações podem ser obtidas nos sites: www.mecanicanordeste.com.br e www.forindne.com.br.

Serviço –

Fimmepe Mecânica Nordeste – Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico de Pernambuco, Forind Nordeste – Feira de Fornecedores Industriais, e Movimat Nordeste – Feira Internacional de Intralogística.

Data: 20 a 23 de outubro de 2015
Horário: das 16h às 22h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco | Olinda | PE
Realização: Simmepe
Organização: Reed Exhibitions Alcantara Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário