pt src= Dani Nurse Blog: OAB Pernambuco lança Residência Jurídica para novos advogados e advogadas

segunda-feira, 9 de abril de 2018

OAB Pernambuco lança Residência Jurídica para novos advogados e advogadas


Em solenidade que reuniu mais de 1,5 mil pessoas, o presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte, lançou na tarde dessa segunda-feira (09) o Programa Residência Jurídica, desenvolvido pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) como forma de qualificação para os profissionais da categoria com até cinco anos de inscrição na Ordem. A proposta da especialização é que os novos advogados e advogadas adquiram experiência prática e tenham acesso a conteúdos relevantes não contemplados especificamente no programa curricular do curso de Direito.
A apresentação da novidade ocorreu durante o Compromisso Legal da OAB-PE, realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, no qual participaram cerca de 560 jurandos e jurandas. “Por iniciativa da OAB Pernambuco, a Residência Jurídica é uma oportunidade para aqueles colegas que não tiveram a vivência prática alcançarem o aprofundamento no exercício profissional. Hoje, de maneira efetiva, passamos a oferecer algo verdadeiramente inovador: a possibilidade de uma imersão supervisionada na advocacia”, ressaltou Ronnie Duarte.
O entusiasmo do presidente da OAB-PE foi compartilhado pelo presidente da ESA-PE, Carlos Neves. Ele destacou o caráter inovador e o compromisso da Escola com a qualificação dos profissionais recém-introduzidos no mercado. “A Residência Jurídica é também uma excelente oportunidade para os jovens advogados e advogadas, que estudarão disciplinas não presentes no bacharelado em Direito, mas essenciais para a atuação na advocacia. O diferencial é que poderão aplicar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas nos escritórios participantes da ação”, enfatizou.
De acordo com Carlos Neves, outro aspecto que sobressai no novo programa da ESA-PE é o acompanhamento dos alunos e alunas por tutores indicados. A supervisão faz parte da metodologia de ensino, que envolve tanto aulas expositivas com suporte de equipamentos audiovisuais como parte prática.  
As inscrições para residentes e escritórios interessados serão feitas por meio de editais e estarão disponíveis até 9 de maio. A prova será no dia 12 de maio, com resultado previsto para o dia 22 do mesmo mês. As matrículas estarão abertas entre 23 e 31 de maio. As aulas teóricas serão ministradas no Recife, na Faculdade Nova Roma, nas sextas-feiras à noite e nos sábados pela manhã a partir do dia 1º de junho. A aula inaugural contará com o workshop Empreendendo na própria carreira. Mais informações estão disponíveis no endereço https://goo.gl/BkpJcc.
Mais - A turma que participou do Compromisso Legal dessa segunda-feira teve como paraninfo o docente universitário, pesquisador, parecerista e consultor jurídico João Maurício Adeodato. A mesa de honra, além dele e do presidente da OAB-PE Ronnie Duarte, foi composta pelo secretário geral Fernando Ribeiro Lins, a secretária geral adjunta Ana Luiza Mousinho, a diretora tesoureira Silvia Nogueira, o conselheiro federal Gustavo Ramiro, o presidente da ESA-PE Carlos Neves, o presidente da OAB Olinda Paulo Joviniano e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape), Bruno Baptista.
Também compuseram o dispositivo de honra os conselheiros seccionais Claudio Alexandre Correia, Gustavo Freire, Ivo Tinô e Nelson Barbosa, a diretora acadêmica da ESA-PE e coordenadora do curso de Direito da Faculdade Nova Roma Isabela Lessa Ribeiro. Completaram o espaço a representante dos jurandos, Laís Lucena. Os pais dos novos advogados e advogadas e acadêmicos e acadêmicas da OAB Pernambuco foram representados por Jefferson Calaça. A cerimônia contou também com uma apresentação do Coral Ariano Suassuna, formado por profissionais da advocacia inscritos na OAB-PE e regidos pelo maestro Marcelino Monte. Como parte do repertório foram executados os Hinos Nacional e de Pernambuco, entre outras composições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário