pt src= Dani Nurse Blog: Oftalmologista lembra sobre necessidade de consultas periódicas, no Dia Mundial da Saúde Ocular

domingo, 11 de julho de 2021

Oftalmologista lembra sobre necessidade de consultas periódicas, no Dia Mundial da Saúde Ocular

 Doenças como a catarata podem ser curadas, se diagnosticadas e tratadas precocemente

 


Neste sábado (10/07), entidades e profissionais da área de oftalmologia comemoraram o Dia Mundial da Saúde Ocular. “A data é de extrema importância, especialmente neste período de pandemia, para lembrar as pessoas sobre a necessidade do acompanhamento oftalmológico. Principalmente, porque o diagnóstico e tratamento precoces frequentemente levam a cura da maioria das doenças oculares”, destaca o doutor Pedro Falcão, oftalmologista especializado em catarata e glaucoma, no Instituto de Olhos do Recife (IOR).

Porém, devido à pandemia da Covid-19 e às restrições dela decorrentes, consultas e procedimentos médicos, especialmente na área da oftalmologia, foram substancialmente reduzidos. “Por ser de caráter eletivo, a oftalmologia foi uma das especialidades mais atingidas pela pandemia, trazendo prejuízo para os pacientes, sobretudo aqueles com doenças preexistentes que, ao não se submeterem ao acompanhamento presencial, arcaram com o ônus do risco maior de comprometimento visual”, avalia o médico.

Dentre as condições oculares que pioraram na pandemia, destacam-se o glaucoma e a catarata. “Alguns portadores dessas patologias, especialmente idosos, justificadamente, passaram os últimos dois anos sem se submeter à necessária avaliação oftalmológica periódica, o que pode ter-lhes trazido um maior risco de dano à visão”, comenta o doutor Pedro.

Em relação à catarata, o especialista explica que a doença afeta progressivamente a transparência do cristalino (lente natural do olho), reduzindo ou impedindo a entrada do feixe luminoso que deve chegar até a retina. “Esse processo faz com que o paciente enxergue de forma embaçada, borrada e, em casos mais graves, pode provocar uma séria diminuição da visão e mesmo a cegueira temporária. Outra doença que requer prevenção e controle é o glaucoma, pois pode provocar cegueira permanente e irreversível”, alerta.

SOBRE A CATARATA – Todos estamos sujeitos ao envelhecimento dos olhos e, em 95% dos casos, a catarata tem relação com a idade. “Quando detectada, o oftalmologista faz a indicação do procedimento cirúrgico, que preferencialmente não deve ser postergado, uma vez que, hoje em dia, com as avançadas tecnologias disponíveis, não se espera mais a opacificação total do cristalino, como antigamente. A cirurgia é realizada o mais precocemente possível”, esclarece o doutor Pedro.

A estimativa de entidades oftalmológicas é que dez milhões de brasileiros, acima de 60 anos, tenham catarata. Trata-se de um número substancial de pessoas que, na terceira idade, mantêm sua rotina ativa, guiando automóveis, fazendo uso de celulares, computadores ou tablets. “A catarata, assim como o glaucoma, podem reduzir ou impedir essas atividades, prejudicando o dia a dia do paciente”, alerta o médico.

TRATAMENTO – A cirurgia de catarata costuma ser rápida e segura. Dura por volta de  15 a 20 minutos e utiliza anestesia local, tópica ou infiltrativa. “É uma intervenção com boa previsibilidade. Como não exige internamento hospitalar, a permanência no centro cirúrgico é de curta duração e o paciente recebe alta no mesmo dia”, afirma o doutor Pedro. Os excelentes resultados são provenientes do implante de lentes intraoculares. Chamadas de LIOs e fabricadas com avançada tecnologia, essas lentes substituem o cristalino opacificado pela catarata.

A exemplo do que acontece com outras cirurgias, é necessário que o paciente passe por uma avaliação pré-operatória do seu estado de saúde. Pacientes diabéticos, hipertensos e portadores de patologias inflamatórias crônicas sofrem algumas restrições, dependendo do seu controle clínico. Quadros de glaucoma avançado e retinopatias também podem ter contraindicações na escolha da lente intraocular mais adequada.

Atualmente, o especialista em catarata conta com diversos aparelhos para definir qual a LIO (lente intraocular), a medicação e o melhor procedimento para cada paciente, o que pode diferir até mesmo de um olho para o outro do mesmo indivíduo. “Nessa escolha, leva-se em consideração, inclusive, o estilo de vida e a profissão da pessoa”, diz o oftalmologista.

 

Serviço:

 

Dr. Pedro Falcão

Oftalmologista - Especialista em Catarata e Glaucoma

Instituto de Olhos do Recife – IOR

(81) 2122.5000 (Espinheiro) / 2121.7300 (Boa Viagem)

www.ior.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário