pt src= Dani Nurse Blog: Prefeitura de Carpina divulga nota em resposta ao NE1 hoje, sobre atraso das vacinas em relação a outros municípios.

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Prefeitura de Carpina divulga nota em resposta ao NE1 hoje, sobre atraso das vacinas em relação a outros municípios.

 NOTA INFORMATIVA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO CARPINA –


A Secretaria de Municipal de Saúde do Carpina, em resposta a matéria divulgada no Bom Dia PE, no dia 02 de julho de 2021, informa que a vacinação está seguindo as recomendações do Plano Nacional, Estadual e Municipal. Tendo em vista que município recebeu, durante o mês 06/2021, primeiras doses da vacina contra a COVID-19 para pessoas com comorbidades, profissionais da educação, profissionais de saúde e Guarda Municipal. No período, as doses recebidas para segunda aplicação foram específicas para idosos de 60 a 64 anos.


O Município tem avançado conforme recebimento das doses, inclusive, realocando para vários públicos como pessoas de 50 a 59 anos, trabalhadores da limpeza pública, caminhoneiros, trabalhadores da assistência social, trabalhadores da indústria e catadores. Já foram realocadas 3.653 dos grupos etários e prioritários, uma vez que a procura diminuiu.


Informamos que perfil epidemiológico de Carpina é diferente dos municípios vizinhos da Zona da Mata. Quanto ao quantitativo de população alvo para cada faixa etária, em comparação a Recife e Caruaru, os questionamentos sobre as doses recebidas para avançar aos 40 anos devem ser realizados ao Governo do Estado, pois o município recebe doses semanalmente, direcionadas especificamente para os públicos que já estão sendo vacinados, e distribuída para 21 Unidades Básicas de Saúde e Polos de Vacinação, vacinando os grupos etários conforme agendamento da UBS, que tem a população local cadastrada dentro do Sistema E-SUS.


Reiteramos que o município tem gerido o processo de vacinação de forma responsável, conforme orientação do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado, estando as 2ª doses dos pacientes já garantidas, conforme recebimento do Estado. Vale salientar que cada município recebe as vacinas de acordo com os grupos etários e prioritários locais, com a quantidade calculada segundo a dados do último censo do IBGE, em 2010.


Carpina tem população de pessoas com comorbidade de 8.496 e já foram vacinados 6.547. A população de 50 a 59 anos é de 6.179 e já foram vacinados 2.321, com doses recoladas dos grupos etários prioritários.


E em 01/07/2021, foram recebidas mais doses e já distribuídas para as UBS, possibilitando que, neste sábado (03), seja realizado um drive thru de vacinação para pessoas de 45 a 59 anos, iniciando mais uma ampliação da faixa etária. 


OBSERVAÇÃO: Em 01/07/2021, recebemos da Secretaria Estadual de Saúde a 1º cota de 8,25% do grupo etário de 50 a 59 anos, com apenas 30 doses, incluindo as possíveis perdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário