pt src= Dani Nurse Blog: Primeira cirurgia de Catarata a laser em Pernambuco

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Primeira cirurgia de Catarata a laser em Pernambuco

 


Primeiras cirurgias de catarata com equipamento a laser pioneiro (LenSx) foram realizadas com sucesso em Pernambuco pelo oftalmologista Fábio Casanova, no Memorial Oftalmo - Recife Eye Center, localizado no Hospital Memorial São José, nesta quarta-feira (4).

Primeiras cirurgias de catarata com equipamento a laser pioneiro (LenSx) foram realizadas com sucesso em Pernambuco pelo oftalmologista Fábio Casanova, no Memorial Oftalmo - Recife Eye Center, localizado no Hospital Memorial São José, nesta quarta-feira (4).

Um dos grandes avanços da oftalmologia, o LenSx® Alcon Laser de femtosegundo, trazido pela clínica de oftalmologia, é o primeiro laser aprovado pela ANVISA para cirurgia de catarata.

No Brasil, pelo menos 500 mil novas pessoas são atingidas pela doença por ano. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS). A catarata é a maior causa de cegueira reversível do mundo (responsável por 51% dos casos), e atinge pessoas com mais de 60 anos por conta do envelhecimento natural do cristalino, uma lente transparente que se torna opaca com a idade. A boa notícia é que a cirurgia para o tratamento avançou nas últimas décadas mais que nos últimos séculos.

Esta nova tecnologia permite ao médico automatizar etapas do procedimento cirúrgico, que até então eram realizadas manualmente, por meio de bisturi, reduzindo significativamente os riscos, aumentando a segurança, conforto, e os benefícios agregados para o cirurgião e o paciente. Além disso, agora é possível em uma única cirurgia (de catarata) também corrigir erros refracionais (como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia - também chamada vista cansada), melhorando a acuidade visual do paciente.

Por causa da precisão do laser, esse tipo de deficiência é reduzido a zero em 97% dos casos. O paciente tem alta imediata e sai da clínica já sem o velho óculos. "A anestesia é local e feita à base de colírios. Não há ponto, tampão ou qualquer tipo de curativo", assegura o oftalmologista Fábio Casanova, diretor da clínica.

Saiba mais...

- A cirurgia de catarata, normalmente, é feita por uma técnica de ultrassom. O que muitos pacientes acreditam ser um laser. Mas, na verdade, só a partir do LenSx isso é possível;

- A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão;

 - Ela é uma doença inevitável que responde por 48% dos casos de cegueira no Brasil e no mundo, por estar relacionada ao envelhecimento;

- A catarata atinge 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm de 65 a 74 anos. (Dados do IBGE);

- A OMS alerta que a catarata é a maior causa de cegueira reversível. Dos 45 milhões de cegos no mundo, hoje, pelo menos metade poderia estar enxergando se medidas preventivas tivessem sido adotadas em tempo.
Fonte: O Nordeste.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário