pt src= Dani Nurse Blog: Bolsonaro chama ONGs de 'câncer', e entidades contra-atacam.

domingo, 6 de setembro de 2020

Bolsonaro chama ONGs de 'câncer', e entidades contra-atacam.



SÃO PAULO — O Greenpeace e a Human Rights Watch rebateram os ataques do presidente Jair Bolsonaro que, nesta quinta-feira, comparou a atuação das organizações não governamentais (ONGs) que atuam na Amazônia a um "câncer" que não conseguiu matar. Para o Greenpeace, o presidente age contra o povo e o patrimônio dos brasileiros e sua fala demonstra que não está disposto a evitar a destruição da floresta.


A ONG Humans Rights Watch (HRW) também repudiou as declarações do presidente. Em comunicado, a HRW disse que em vez de acusações, o presidente "deveria tomar medidas urgentes para desmantelar as redes criminosas [que atuam na Amazônia', responsabilizá-las pelas infrações ambientais, e proteger este patrimônio público que pertence a todos os brasileiros".

As ONGs lembraram ainda que números oficiais de órgãos do próprio governo federal indicam aumento no desmatamento e das queimadas desde que o presidente chegou ao Planallto em 2018.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o desmatamento na Floresta Amazônica cresceu 33% entre agosto de 2019 e julho de 2020 em comparação com o mesmo período entre 2018 e 2019. "Os dados dos satélites mostram quem é o verdadeiro câncer da floresta", diz o Greenpeace.

Campanhas internacionais têm denunciado os crimes ambientais na Amazônia, desmatamentos e queimadas, o que tem irritado o presidente. Desde que assumiu o governo, Bolsonaro já fez uma série de críticas às ONGs e chegou a dizer que elas podem estar por trás das queimadas na Amazônia.

Em live nesta quinta-feira, Bolsonaro subiu o tom nas declarações e usou o termo "canalhas". O presidente afirmou ainda que a floresta é úmida e não queima no seu interior, mas apenas no cinturão ao redor. E voltou a dizer que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente. Apesar disso, Bolsonaro não apresentou nenhum dado que comprove essas afirmações.

— Você que está numa 'ongzinha' aí pegando grana de fora. Vocês sabem que as ONGs não têm vez comigo. A gente bota para quebrar em cima desse pessoal. Não consigo matar esse câncer em grande parte chamado ONG que tem na Amazônia — disse Bolsonaro em transmissão pelas redes sociais.

O Greenpeace se referiu ao tom da fala do presidente como "violenta e inaceitável" e disse que as declarações de Bolsonaro revelam que "não está à altura da responsabilidade do cargo que ocupa".

"Enquanto busca culpar terceiros pelo estrago da sua própria política, a floresta queima e a imagem brasileira se desintegra internacionalmente. Bolsonaro pode tentar, mas não conseguirá matar a esperança dos brasileiros que lutam em defesa da vida e da floresta em pé", afirma o Greenpeace.

A HRW afirmou ainda que, "além de continuar a demonstrar desapreço total à atuação das ONGs não só na preservação do meio ambiente mas no exercício do controle social, fundamental em uma democracia, Bolsonaro quer esconder o fato de que suas políticas anti-ambientais têm acelerado a destruição da floresta".

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário