pt src= Dani Nurse Blog: Operação Quarentena terá ações sociais, sanitárias e de fiscalização

sábado, 16 de maio de 2020

Operação Quarentena terá ações sociais, sanitárias e de fiscalização



Governo do Estado vai mobilizar profissionais de sete secretarias nas ações em parceria com os cinco municípios abrangidos pelo decreto de medidas mais rígidas de isolamento social


O Governo do Pernambuco inicia, neste sábado (16.05), a Operação Quarentena com ações sociais, sanitárias e de fiscalização. As secretarias estaduais de Saúde, Defesa Social, Prevenção, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Infraestrutura estarão diretamente envolvidas em atividades nas comunidades dos cinco municípios abrangidos pelo decreto de medidas mais rígidas de isolamento social. O trabalho será realizado em parceria com as prefeituras do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

A quarentena nesses cinco municípios estabelece que, até o dia 31 de maio, a população só poderá sair de casa para atividades essenciais, como ir ao supermercado, padaria, farmácia ou para atendimento médico. No caso de o deslocamento ser feito utilizando veículo, será preciso respeitar um rodízio de placas. Carros e motos com placas terminadas em número par só podem circular em dias pares. Os que tiverem placas terminadas em número ímpar, só podem circular em dias ímpares.

Para os trabalhadores enquadrados nas 38 categorias de serviços essenciais listadas no decreto a circulação será permitida durante a quarentena, obedecendo aos dias de rodízio, com exceção de profissionais de saúde, segurança, bancários, funcionários de supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, empresas de transporte rodoviário e metroviário, além de trabalhadores em vigilância e zeladoria. Esses poderão utilizar veículos próprios sem restrições.


As ações de fiscalização realizadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e guardas municipais terão 34 pontos de bloqueio nos cinco municípios. Já as ações sanitárias e sociais, realizadas em conjunto com as prefeituras, serão iniciadas neste sábado pela manhã, em Camaragibe (Timbi), São Lourenço da Mata (Centro) e no Recife (Casa Amarela).

Nenhum comentário:

Postar um comentário