pt src= Dani Nurse Blog: Pequenas empresas fazem grandes negócios na Mecânica Nordeste

sábado, 22 de outubro de 2016

Pequenas empresas fazem grandes negócios na Mecânica Nordeste






Pernambuco, outubro de 206 – A Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico da Região Nordeste é uma ótima oportunidade também para os pequenos negócios. Nesta edição, que acontece até esta sexta-feira (21), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, dezenas de empresas estão sendo acompanhadas pelo projeto FIAT CHRYSLER – Sebrae/PE Cadeia de Valor Automotiva em Pernambuco. Através da iniciativa, os 45 empreendimentos participantes são qualificados para terem maior qualidade de gestão e competitividade no mercado.

Segundo a consultora do Sebrae, Renata Oliveira, que atua no acompanhamento das empresas e orientação na execução do plano de ações – personificado, de acordo com a necessidade de cada empreendimento – as maiores dificuldades das pequenas empresas são: cumprimento de prazos; atendimento aos padrões de produção com a mesma qualidade exigida pelas empresas clientes; acesso à mão-de-obra qualificada; e ser conhecido do seu público-alvo. “Trabalhamos com a elevação da maturidade de gestão dessas empresas, para que elas possam solidificar seus negócios e atender também a grandes empresas”, comenta a consultora.

Foi pensando nessas barreiras enfrentadas pelos pequenos empresários da Mata Norte e Região Metropolitana do Recife que o projeto, em parceria entre a FIAT CHRYSLER e o Sebrae, desde 2015 vem atuando com o diagnóstico, elaboração de planos de ação, acompanhamento com consultores padrinhos por 12 meses.

Durante este processo, os gestores e funcionários das empresas também participam de cursos e capacitações, como nas áreas de gestão financeira, marketing e planejamento estratégico. “Ainda temos os encontros de negócios, que são reuniões entre os participantes e potenciais clientes para que sejam feitas apresentações de produtos, propostas ou negociações”, complementa Renata Oliveira.

E as possibilidades de negócios são muitas. Só na cadeia de valor automotiva estão inseridas indústrias metalúrgicas e caldeiras, de automação industrial, segurança do trabalho, gráfica e sinalização, software de gestão, as indústrias de alimentos e muito mais.

De acordo com a consultora, os resultados já são visíveis. Pelo menos dez empresas já fornecem seus produtos e serviços sistematicamente para grandes companhias. Por exemplo, a Orion Equipamentos Industriais, que fornece produtos, serviços e soluções em automação industrial e há dois meses comemora a presença de uma equipe fixa dentro do pólo FIAT.

O sucesso da Orion, para o gerente comercial Henrique Muniz, se deve a uma boa gestão, planejamento estratégico e criação de novas metas para médio e longo prazo. “Nossa maior dificuldade era a ausência de uma logística adequada. Hoje, essa questão já é internalizada em todos os setores da empresa. Somos mais atentos a esse tema e expandimos nossa visão para identificar indicadores de qualidade e usá-los ao nosso favor”, cita o gestor.

Outro setor que ganha destaque com a Mecânica Nordeste é de embalagens. Com a automação das fábricas e as tecnologias aplicadas ao processo produtivo, já é mais acessível ao mercado a utilização robótica em processos anteriormente manuais, como explica o diretor do Embala Nordeste, Luiz Fernando Oliveira. “Os empilhamentos de caixas feitos manualmente pode causar sérios problemas de saúde aos funcionários, como problemas na coluna, por exemplo. Já os equipamentos têm ganhos em tempo, produtividade e devem ser operados por profissionais qualificados”.

Luiz Fernando destaca ainda a presença de empresas de embalagens que estão mais à frente no quesito sustentabilidade. Além de estarem cada vez mais finos e produzindo cada vez menos resíduos, estes produtos estão dispensando o uso de vários materiais na sua composição. “A grande inovação do setor na feira é apresentar soluções com cada vez menos impacto para o meio-ambiente. Essa é a tendência”.

Serviço –
Mecânica Nordeste  
Data: 18 a 21 de outubro de 2016
Horário: das 16h às 22h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco | Olinda | PE
Realização: Simmepe
Organização: Reed Exhibitions Alcantara Machado
Comercial:
Telefone:  (11) 3060-5000 |

Pedro Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário