sábado, 6 de julho de 2013

Secretaria da Mulher mostra trabalho de artesãs na Fenearte

A Secretaria Estadual da Mulher montou dois estandes na XVI Feira de Negócios do Artesanato - Fenearte 2013, aberta nesta quinta-feira (04), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.


No local, artesãs pernambucanas estarão expondo e comercializando artigos como bonecas de pano, artesanato indígena, roupas customizadas, panelas de barro, artesanato de palha, entre outros. O público poderá apreciar e adquirir os produtos no horário das 14 às 22 horas durante a semana e de 10 às 22 horas nos finais de semana. Ao todo serão onze dias de exposição, já que o evento se estende até o dia 14.

No espaço da SecMulher vão estar reunidos trabalhos de mulheres expositoras pertencentes a grupos e associações dos municípios do Recife, Paulista, Água Preta, Brejinho, Águas Belas, Belo Jardim, Passira, Pedra, Altinho, Serra Talhada, Petrolândia, Orobó, Salgueiro e Buíque. Representantes dos seis últimos municípios foram contempladas por estarem participando do projeto Artesãs Empreendedoras. Elas terão aulas práticas, que vão ocorrer nas dependências do Centro de Convenções. no período de três dias (de 08 a 10), assessoradas pelas consultoras de designer e gestão do projeto.

Este é o 6º ano que a Secretaria realiza essa atividade que está inserida no Programa de Trabalho e Renda, da Gerência de Programas e Ações Temáticas. Além da cessão do espaço para a comercialização dos produtos, a SecMulher assistiu às quinze artesãs participantes com capacitação, acompanhamento técnico para a preparação para os desfiles de passarela, entre outros, visando o melhor aproveitamento possível na feira. A Secretária Cristina Buarque tem acompanhado diretamente todas as etapas do projeto e estará presente à feira na próxima segunda-feira, 08.

"É uma grande oportunidade para essas artesãs, não apenas pela exposição dos produtos, mas pelo processo de aprendizado a que são submetidas essas mulheres, de onde são fortalecidas e com a oportunidade de gerir a sustentabilidade dela própria e de sua família", registra a Gerente de Ações Temáticas da SecMulher, Alessandra Rios.

Desfiles

Todos os anos, a feira promove o Passarela Fenearte, onde são realizados desfiles de moda, com criações de estilistas e grifes locais, de faculdades de moda e associações de mulheres artesãs (representadas pela SecMulher). A renda vai imperar nas coleções deste ano, já que o tema central da feira é "Mulheres Rendeiras". As coleções estarão focadas, em sua maioria, nos diversos tipos de renda existentes na cultura pernambucana.

Seis associações de artesãs vão participar do Passarela Fenearte sob a supervisão da SecMulher. As expositoras são dos municípios de Pesqueira, Orobó, Condado, Lagoa do Carro, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Os desfiles vão acontecer no período de 10 a 12.

Alessandra Rios explica que este ano há uma associação há mais que no ano passado, a Coopcoste, do Cabo de Santo Agostinho. Também haverá um desfile exclusivo para o município de Orobó, que traz a renda frivolité como carro-chefe. A gestora ressalta que além de ser uma renda “belíssima, somos o única estado que produz este tipo de renda e que está ameaçada de extinção”.

As artesãs participantes do desfile puderam se preparar através da realização de uma oficina de moda, promovida pela SecMulher, em parceria como a Faculdade Aeso. A capacitação teve como facilitadora a professora Clarissa Soter, que orientou as mulheres quanto a preparação e organização das coleções que serão exibidas na passarela.


Serviço

O quê: Estande da Secmulher na Fenearte – 2013.
Quando: de 04 a 14 de julho
Onde: Rua 11 – Centro de Convenções Olinda
Horário: de 14h às 22h durante a semana - de 10h às 22h nos finais de semana


Fonte: Secretaria da Mulher de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário