pt src= Dani Nurse Blog: Programação do “Maio Amarelo” acontece em Carpina

terça-feira, 24 de maio de 2022

Programação do “Maio Amarelo” acontece em Carpina

 


Com blitz preventiva/educativa, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realiza na manhã de hoje (24), em Carpina, município da Mata Norte pernambucana, ações do Maio Amarelo, movimento que alerta para a segurança no trânsito. Na cidade, o órgão desenvolveu a operação com duas abordagensalcoolemia e segurança no trânsito, com atividades voltadas para estudantes e motociclistas, entre elas, uso de simulador de direção, instalação de antenas corta-pipas e fixação de adesivos reflexivos em motocicletas. As atividades foram divididas no auditório dPrefeitura de Carpinano bairro de São José, e no Largo de São Sebastião, na Av. José Otávio.

Os estudantes puderam utilizar o simulador de direção, equipamento composto por volante, pedais, alavanca de marcha e monitores que mostram estradas, ruas e avenidas, com trânsito habitual. O aparelho reproduz a condução de um veículo com o motorista sob efeito de álcool. Surge distorção na visão da estrada, a velocidade fica descontrolada e há redução dos reflexos. Houve ainda, explanação sobre os perigos da ingestão de álcool antes de conduzir veículos, além do emprego de óculos que simulam embriaguez e óculos de realidade virtual. O primeiro provoca visão embaçada e desequilíbrio, já o segundo, transporta o usuário para uma viagem virtual, partindo de um bar e dirigindo após ingestão de álcool. Em ambos os casos, o resultado não é agradável.

O encontro reuniu em torno de 200 alunos de escolas municipais integrantes do programa Professor Amigo do Trânsito (PAT), projeto voltado para a conscientização de estudantes, visando um trânsito mais seguro. As ações em Carpina contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Carpina, Secretaria de Educação e Secretaria de Trânsito. Tiveram ainda a parceria da Operação Lei Seca (OLS), Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e Disnove/Yamaha.

Para os motociclistas as orientações foram direcionadas às condutas adequadas no trânsito e, principalmente, o uso correto dos equipamentos de segurança. Como exemplo, a obrigatoriedade de utilizar o capacete sempre com a viseira fechada e a cinta jugular atacada. Outro ponto apresentado destacou o cuidado para a ocorrência do cerol (linha cortante) utilizada irregularmente no trajeto das motocicletas, capaz de provocar lesões graves nos condutores. Nesse sentido, houve a instalação de antenas corta-pipas, equipamento necessário contra o cerol. Também ocorreu fixação de adesivos reflexivos em motos, garantindo maior visibilidade e segurança no trânsito.

A programação do Maio Amarelo foi aberta no dia 1º com atividades no Marco Zero, Bairro do Recife, e se estende até dia 31 de maio. Desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, as ações consistem em eventos educativos em escolas, empresas, shoppings e vias de grande circulação de veículos. A abrangência do programa envolve o Recife e cidades da Região Metropolitana, Agreste e Sertão pernambucano. São parceiros no Maio Amarelo 2022: Disnove/Yamaha, Honda, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRan), UPE, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Motocruz.

Maio Amarelo

Conforme informações do site Maio Amarelo, o movimento foi criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, com ações conjuntas entre o Poder Público e a sociedade civil. Para isso, a discussão é focada no tema segurança viária, com mobilização de toda a sociedade, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para engajamento nas ações e propagação do conhecimento.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações em todo o mundo. Estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Os números também indicaram que três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas, nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito aparecem como o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Se nada for feito, a OMS estima que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário