pt src= Dani Nurse Blog: Alepe - Projetos voltados para prevenção, combate e solidariedade a pacientes com câncer estiveram na pauta de comissões

terça-feira, 24 de maio de 2022

Alepe - Projetos voltados para prevenção, combate e solidariedade a pacientes com câncer estiveram na pauta de comissões

 

Imagem ilustrativa tirada da internet 


Na manhã desta terça (24), o Colegiado de Administração Pública aprovou duas matérias que pretendem modificar o Estatuto da Pessoa com Câncer de Pernambuco. De autoria do deputado Antonio Coelho, do União Brasil, a primeira proposta obriga a divulgação do atendimento prioritário a que esse público tem direito em estabelecimentos bancários, notariais, comerciais e de serviços, além de órgãos públicos e outros que demandem filas, senhas ou métodos similares. A outra medida, de autoria  de Gustavo Gouveia, do Solidariedade, inclui, entre as políticas públicas a serem desenvolvidas pelo Estado, o estímulo a campanhas de doação de cabelo e perucas, bem como a realização de cortes de cabelo solidários.

Ainda sobre o tema, o Colegiado de Negócios Municipais analisou o substitutivo da Comissão de Administração Pública que altera integralmente a redação do projeto de lei de iniciativa de Henrique Queiroz Filho, do PP, instituindo a Política Estadual de Educação, Prevenção e Combate ao Câncer de Mama Masculino em Pernambuco. A relatoria ficou por conta de Aluísio Lessa, do PSB, que deu parecer favorável à aprovação.

Dulci Amorim, do PT, também ressaltou a importância da medida. “Muitos homens, por achar que é homem, tudo, que não podem ter esse tipo de câncer. Então é um projeto que é louvável realmente. Parabenizo nosso colega Henrique Filho por isso, e dizer que a gente precisa até disseminar isso em todo o estado para que a gente possa conseguir salvar muitos homens que até hoje não sabem que realmente têm esse problema”.

A presidente da Comissão, Simone Santana, do PSB, destacou que o desconhecimento a respeito da doença pode prejudicar o diagnóstico e o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário