pt src= Dani Nurse Blog: SDSCJ e Unicef discutem ações de estímulo ao uso do Sipia-CT nos municípios

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

SDSCJ e Unicef discutem ações de estímulo ao uso do Sipia-CT nos municípios

 

Imagem: Divulgação

 

Sistema, que é acessado por conselheiros tutelares, é fundamental para dar

encaminhamentos sobre direitos e denúncias de violações contra crianças

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco está articulando uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o intuito de incentivar a capacitação de conselheiros tutelares para uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (Sipia-CT). Essa ferramenta, que abrange dados municipais, estaduais e nacionais, faz o registro e tratamento de informações sobre direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo importante para o encaminhamento de demandas acerca de violações e para a formulação de políticas públicas no setor.

 

A ideia é que o registro de informações no Sipia-CT passe a ser um dos critérios para a concessão do Selo Unicef aos municípios. Já as capacitações dos conselheiros tutelares, que inserem dados no sistema, são realizadas pela SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ) e da Coordenação Estadual do Sipia-CT. “Nosso objetivo é, de alguma forma, unificar as iniciativas do Unicef e do Governo do Estado para incentivar o uso do sistema, considerando que os municípios estão buscando muito essa formação”, disse o secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude, Eduardo Vasconcelos.

 

O assunto foi tema de uma reunião no edifício anexo da SDSCJ, no bairro da Boa Vista, no Recife. O momento contou também com a presença do oficial de proteção do Unicef no Recife, Augusto Souza, da coordenadora estadual do Sipia-CT, Renata Marinho, da articuladora do Sipia-CT, Fernanda Patrícia, e da coordenadora de gabinete da SEPCJ, Marinna Duarte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário