pt src= Dani Nurse Blog: Funase reforça medidas de prevenção e controle da Covid-19 nas unidades socioeducativas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Funase reforça medidas de prevenção e controle da Covid-19 nas unidades socioeducativas

 Mais de mil adolescentes e jovens privados de liberdade foram vacinados desde o ano passado

 

Imagens: Arquivo/Funase



Devido ao avanço da variante ômicron do coronavírus em Pernambuco, bem como a disseminação do vírus da Influenza A (H3N2), a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) vem reforçando as medidas de prevenção e segurança sanitária nas 23 unidades socioeducativas. Para intensificar as orientações, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (29.01) uma portaria em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (SDSCJ). 

 

“Não é momento de baixar a guarda, mas de investir fortemente nos cuidados e na vacinação desses adolescentes e jovens e dos servidores, garantindo que cada um avance com a dose de reforço”, diz o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes. Na Funase, 1.865 funcionários estão com o esquema vacinal completo e mais de mil socioeducandos já receberam, ao menos, uma dose.

 

No documento publicado no DOE, é pontuado que a entrada nas unidades socioeducativas da Funase, tanto para funcionários quanto para visitantes e familiares, só será permitida após comprovação do esquema vacinal completo, inclusive quanto à dose de reforço. O uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento mínimo entre as pessoas permanecem obrigatórios.

 

De acordo com a presidente da Funase, Nadja Alencar, as visitas serão mantidas e seguem ocorrendo a cada 15 dias, sendo permitido apenas um visitante para cada socioeducando. “É sabido que sem visitas há um prejuízo grande no vínculo familiar e afetivo da população privada de liberdade. Apenas em situações pontuais, a exemplo de um grande número de casos confirmados, que tomaremos novas medidas em relação às visitas”. Os dias, horários e períodos de duração das visitas podem variar conforme a realidade de cada unidade socioeducativa.

 

Todos os profissionais da Funase estão orientando que visitantes, servidores e familiares que apresentarem sintomas gripais devem cumprir o isolamento. Também estão sendo aplicados os devidos protocolos quando os adolescentes apresentam sintomas. Além da testagem, o socioeducando fica isolado para evitar novas infecções.


Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude 

Nenhum comentário:

Postar um comentário