pt src= Dani Nurse Blog: Envelhecimento ativo é pauta de Seminário da Mulher Idosa

segunda-feira, 29 de março de 2021

Envelhecimento ativo é pauta de Seminário da Mulher Idosa

 Encontro virtual será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, nesta terça-feira, via Youtube

 


 
Em favor às políticas públicas voltadas ao segmento da pessoa idosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco realiza um encontro virtual para encerrar o Mês da Mulher. Para isso, no sentido de implementar ações pautadas nos eixos do Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo, a Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, através da Coordenadoria de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa/ Projeto HumanIdade, realiza o VI Seminário sobre as Concepções de Saúde da Mulher Idosa, que tem como tema: “Atividade cotidiana, atividade  física e Envelhecimento: Uma abordagem em tempo de pandemia”.
 
O evento será transmitido nesta terça-feira (29), por meio do canal do YouTube da SDSCJ, das 15h às 17h. “A pessoa idosa torna-se agente ativo no processo de cidadania, com a construção de condições de vida com qualidade e de uma sociedade cada vez mais justa e solidária”, comenta a deputada e ex-secretária executiva de Segmentos Sociais, Laura Gomes, que será uma das participantes do evento online.
 
O Seminário tem por objetivo elucidar as experiências das atividades diárias desenvolvidas em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPS) e os benefícios da atividade física no processo de envelhecimento, consequentemente na saúde da mulher idosa, a importância dessa prática diária  na prevenção de agravos que comprometem a saúde física e mental, em especial, em tempo de pandemia. “No nosso encontro vamos discutir sobre as mudanças que passamos diante da pandemia e como estamos fazendo para enfrentá-las e a importância desse enfrentamento com atividades para melhorar astral com festas e brincadeiras dentro da própria instituição, por exemplo”, explica a segunda participante do Seminário, a mestre em Desenvolvimento de Processo Ambiental e enfermeira responsável pela equipe de saúde do Abrigo Espírita Lar de Jesus, Ana Carla Rocha de Carvalho.
 
Já o Prof. Matheus Santos, que também vai participar do encontro, vai tratar de assuntos mais teóricos. “Vamos explanar sobre os conceitos inerentes ao processo de envelhecimento, os tipos de envelhecimento como Senescência e Senilidade, o cenário do Covid dentro da vida dos idosos, além de contextualizar a relação dos níveis de atividade física com recomendações para pandemia”, afirma o terceiro palestrante. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário