pt src= Dani Nurse Blog: Inauguração: “Nosso movimento é para fortalecer os meios de participação popular” - Paulo Câmara

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Inauguração: “Nosso movimento é para fortalecer os meios de participação popular” - Paulo Câmara

Fotos: Hélia Scheppa/SEI


Governador comandou solenidade de inauguração da Casa dos Conselhos e empossou os novos conselheiros estaduais da Assistência Social (CEAS)
Garantir a manutenção do diálogo entre Estado e sociedade civil. Esse é o objetivo principal da Casa dos Conselhos, inaugurada nesta segunda-feira (02/09) pelo governador Paulo Câmara. Vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), a nova estrutura, sediada no bairro da Boa Vista, no Recife, promove a unificação dos setores ligados a todas as políticas executadas pelo órgão. Além da inauguração, o governador também empossou os novos conselheiros estaduais da Assistência Social (CEAS).
“É muito importante ter políticas sociais em todos os segmentos aqui em Pernambuco. Com os conselhos instalados, não tenho dúvidas de que vamos ter condições de planejar melhor as políticas públicas para os próximos anos, com um olhar para a redução da desigualdade e para a criação de oportunidades”, declarou Paulo Câmara. “O nosso movimento é para fortalecer os meios de participação popular e ver, a partir dessas discussões, o que é possível fazer. Nossa prioridade é garantir que as políticas públicas cheguem aos mais necessitados. Isso tem que continuar avançando”, acrescentou.
A Casa dos Conselhos abriga sete conselhos estaduais e um colegiado. São eles: Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED), Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), Conselho Estadual de Políticas Públicas da Juventude (CEPPJ), Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT (CEDLBGT), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Conselho Estadual de Política Sobre Drogas e o Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS).
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, reforçou o grande passo que foi unificar as ações em um só lugar. “Esse evento é muito simbólico, porque demonstra o entendimento do Governo do Estado sobre a importância da participação da sociedade como parceira na definição das políticas públicas de qualidade. A Casa dos Conselhos vai facilitar o diálogo entre o Estado e a sociedade civil, vai fazer com que os planos comuns aos diversos conselhos sejam tratados com mais eficiência, com mais velocidade e, sobretudo, com maior proximidade”, comemorou.
 “Gostaria de dizer da minha imensa felicidade em ver esse auditório cheio para a inauguração deste instrumento tão importante que é a Casa dos Conselhos. Estamos aqui reafirmando a força do nosso trabalho e do nosso compromisso. Mesmo com esse contexto tão adverso que a gente está vivendo, minha fala, hoje, é de esperança”, afirmou a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Maria de Lourdes Viana Vinokur.

Após a inauguração da Casa dos Conselhos houve a posse dos conselheiros estaduais da Assistência Social (CEAS), representantes da sociedade civil na instituição para o próximo biênio. A composição do CEAS é de 18 conselheiros titulares e 18 suplentes, dos quais 50% são representantes governamentais e a outra metade da sociedade civil.


Estiveram presentes ainda o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros; o secretário estadual de Políticas de Prevenção às Drogas, Cloves Benevides; e a prefeita de Surubim e vice-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Ana Célia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário