pt src= Dani Nurse Blog: Dezembro Vermelho- Sec. de Saúde do Carpina realizando ações a campanha nacional de combate a AIDS.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Dezembro Vermelho- Sec. de Saúde do Carpina realizando ações a campanha nacional de combate a AIDS.






A Secretaria de Saúde do Carpina está realizando diversas ações alusivas à campanha nacional de combate a AIDS, "Dezembro Vermelho", nas UBS, bairros e comunidades do município. A exemplo, atividades de conscientização e diagnóstico foram desenvolvidas na “Pracinha do Troca”, no Bairro de Santo Antônio. Fisioterapeutas, enfermeiras dos postos locais, ACSs e outros profissionais de saúde, participaram da ação, levando ao público orientações, realizando testes rápidos para detecção de DSTs, entrega de contraceptivos e orientação psicológica.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade causada pelo vírus HIV diminuiu, passando de 5,7 a cada 100 mil habitantes, em 2014, para 4,8, em 2017. Neste ano, o Brasil completa 30 anos de oferta do tratamento da doença através do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2013, os medicamentos (antirretrovirais) podem ser acessados pelos pacientes soropositivos nas unidades públicas de saúde independentemente da quantidade de vírus apresentada no corpo. Essa medida, somada à melhoria nas técnicas de diagnóstico e à disseminação de informações, foi determinante para a redução de mortes e a garantia de tratamento.

Marcelo Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário