pt src= Dani Nurse Blog: Fórum animal - entenda a agressividade do seu cão e aprenda a controlá-la

domingo, 10 de outubro de 2010

Fórum animal - entenda a agressividade do seu cão e aprenda a controlá-la

Muitas pessoas convivem com cães que, embora não sejam considerados agressivos, podem ter uma reação inesperada, dependendo de alguma situação que entenda como sendo de perigo. Por isso, é importante o proprietário estar preparado para evitar e controlar esse tipo de problema.

A princípio deve-se ter o conhecimento de que a agressividade do cachorro pode ter duas causas principais: o domínio e o medo.

A agressão por dominância ocorre quando o cachorro está acostumado com muitas regalias e mimos o dia todo. Ela acontece por meio de um simples rosnado até um ataque real. Neste caso o dono deve mostrar quem é o líder da matilha, mudando alguns hábitos, desde o horário da refeição, até carinho, brinquedo, passeios. Ele deverá obedecer ao seu comando e não ao momento em que ele desejar receber algum mimo.

Já a agressão por medo ocorre quando alguma situação ou objeto traumatiza o animal por algum motivo. Para combatê-la o ideal é mostrar que não existe razão para o medo. O processo deve ser feito com calma e paciência, para o cão obter novamente a confiança. Brincadeiras ou aproximações do objeto que causa o medo, mediante recompensas, faz com que ele esqueça o que aconteceu e volte a adquirir segurança e tranquilidade. 

Fonte: Pet Friends

Nenhum comentário:

Postar um comentário