pt src= Dani Nurse Blog: Dia de Santos Reis- Quem foram, nomes, significado dos presentes, de onde vieram, reisado.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dia de Santos Reis- Quem foram, nomes, significado dos presentes, de onde vieram, reisado.


História dos reis magos

Os reis magos são personagens bíblicos. Segundo o apóstolo Mateus, eles vieram do Oriente, conduzidos por uma linda e brilhante estrela. Em seu evangelho, Mateus não diz quantos eram os reis magos, nem mesmo o nome deles. Sabemos apenas que eram mais do que um, pois ele faz a citação no plural. 


Conduzidos pela estrela, chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes (mirra, ouro e incenso). Estes presentes possuíam um sentido simbólico. O ouro representava a realeza, a mirra (resina antisséptica) simbolizava a pureza, enquanto o incenso simbolizava a fé.


No contexto bíblico, a palavra “mago” não significa bruxo ou feiticeiro, mas sim assume o sentido de sacerdote ou sábio. Eles possuíam poderes e dons divinos e representavam o reconhecimento de Jesus pelos povos da época.

Os nomes dos reis

No evangelho de Mateus não aparecem os nomes dos reis magos. A quantidade e os nomes de Melquior, Baltazar e Gaspar foram estabelecidos por volta do final do século VIII, pela Igreja Católica Romana. Por isso, os cristãos que não são católicos não reconhecem a quantidade (três) e os nomes destes reis, já que são informações que não constam na Bíblia.

O Dia de Reis


No Brasil, na América Latina e em diversos países da Europa, o dia dos Reis Magos é comemorado todo 6 de janeiro. No Brasil, inclusive, várias festas do nosso folclore são realizadas no interior do país. Nos reisados, por exemplo, grupos de pessoas passam de casa em casa pedindo presentes e cantando músicas típicas. Esta festa foi trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis para o continente americano.

Curiosidade

A estrela que colocamos no topo das árvores de Natal representa a estrela que conduziu os reis magos para a cidade onde nasceu o menino Jesus.

suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário