pt src= Dani Nurse Blog: Enfermeiras de Carpina participam de curso de capacitação em Pré-Natal

sábado, 26 de janeiro de 2019

Enfermeiras de Carpina participam de curso de capacitação em Pré-Natal


De 22 a 24 de janeiro, a Secretaria de Saúde do Carpina realizou o Curso de Capacitação em Pré-Natal de Risco Habitual, destinado a enfermeiras que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade Mista do Carpina (UMC). O objetivo foi atualizar as profissionais em novas técnicas, boas práticas de atendimento na atenção básica, com foco em mulheres gestantes. Os encontros aconteceram no auditório da Prefeitura Municipal.

Uma das palestras foi sobre o bom relacionamento entre a profissional e a gestante que, segundo a Secretária de Saúde do Carpina, Jacilene Silva, é algo fundamental durante o atendimento. “Quem trabalha na Atenção Básica tem contato direto com a paciente. É importante sabermos lidar com o processo de gestação de maneira humana e sensível. É um momento em que a gestante precisa sentir-se confortável e acolhida pela equipe, levando-a a ter um Pré-Natal tranquilo e confiante”, disse.

Cerca de 30 enfermeiras participaram da capacitação. Entre os temas abordados estavam a identificação de sinais e sintomas de risco no pré-natal e puerpério; ações assistenciais imediatas para gestação de risco habitual, além de práticas humanizadas no atendimento à gestante. Para Rejane Gomes, que trabalha na UBS Senzala II, todo o conhecimento adquirido será de grande uso no dia a dia da unidade. “Aproveitamos cada minuto das palestras ministradas. É de extrema importância estarmos a par das novidades de nossa área e poder repassar isso aos usuários da rede pública de saúde do carpina”, afirmou Rejane.

Além desta capacitação, as enfermeiras receberam um minicurso sobre as novas diretrizes de cadastramento do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde, no início do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário