O
eSocial, sistema que começou a ser implantado este mês pelo Governo
Federal para receber dos empregadores os dados referentes aos
trabalhadores, causará grande impacto na gestão de pessoal das micros,
pequenas e grandes empresas. Isso porque vai requerer alterações
significativas, pois muitos processos serão revistos ou deixarão de
existir.
Além
disso, a adequação para atender às exigências do eSocial não é tarefa
simples. Os desafios de implantação vão desde a necessidade de
observação de prazos e regras, ao uso de programas específicos para a
transmissão das informações.
Com
o eSocial, as empresas precisarão de mais planejamento e controle, além
de terem que prestar informações praticamente em tempo real sobre
obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Dados como
nascimento do filho do funcionário ou mudança de nome após o casamento,
por exemplo, deverão ser informados. Além disso, deslizes comuns, como
horas extras acima do limite de duas por dia e divisão de férias além do
previsto em lei, poderão ser monitorados sem fiscalização presencial.
Com
o objetivo de esclarecer os desdobramentos da implantação desse novo
sistema, será realizado no Recife o seminário “O eSocial e as Mudanças
na Prática Empresarial”. No evento, os especialistas Alberto Borges, da
Lumi Consultoria, e Fabiana Soares, da Auditarh, profissionais do
mercado envolvidos na preparação para a chegada desta nova obrigação,
irão tirar dúvidas e apontar o riscos e oportunidades com os quais os
empresários terão de lidar a partir deste ano. O seminário acontecerá na
próxima quarta-feira, 24, no auditório do Sindicato das Indústrias
Metalúrgicas, Mecânicas e de Matérial Elétrico – Simmepe.
O
eSocial está sendo implantado em três etapas. Em janeiro iniciou a
primeira etapa na qual apenas as empresas com faturamento superior a R$
78 milhões anuais devem enviar apenas informações relativas às empresas,
ou seja, cadastros do empregador. As informações relativas aos
trabalhadores só começam a ser enviadas a partir de março.
As demais empresas, incluindo microempresas,
microempreendedores individuais (MEI) e pessoas físicas (que possuam
empregados) entram na segunda etapa começando a utilizar o sistema a
partir de julho. A terceira etapa, que começa em janeiro de 2019, está
reservada para os órgãos públicos.
Encontro Simmepe: “O eSocial e as Mudanças na Prática Empresarial”
Dia: 24 de Janeiro de 2018
Hora: 18h30
Local: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Matérial Elétrico – Simmepe
Hora: 18h30
Local: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Matérial Elétrico – Simmepe
Rua Viscondessa do Livramento, 130 – Derby - Recife
Valor inscrição: R$ 50,00 – Gratuito para associados Simmepe, Abimaq e Renepe
Informações: 81. 98985 9862 – projetos@simmepe.org.br
Valor inscrição: R$ 50,00 – Gratuito para associados Simmepe, Abimaq e Renepe
Informações: 81. 98985 9862 – projetos@simmepe.org.br
Mauro Gomes
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