Indústrias de gesso e mineradoras de gipsita localizadas na região do Araripe, Sertão de Pernambuco, estão sendo visitadas pelo químico alemão Michael Braungart, especialista em desenvolvimento sustentável e reutilização de resíduos. O objetivo é avaliar os materiais fabricados, as tecnologias utilizadas, o tipo de energia consumida e o nível de resíduos descartados a fim de traçar um diagnóstico que norteará o processo de implantação no Polo Gesseiro de um sistema produtivo com base na "Plataforma Berço ao Berço", a qual prevê o total reaproveitamento dos materiais utilizados na fabricação de produtos.
Já nesta quinta-feira (21), Braungart e empresários do setor discutirão o diagnóstico realizado e começarão a definir as etapas de implantação do projeto. Hoje, quarta-feira, estão sendo visitadas as empresas localizadas em Trindade, Ipubi e Ouricuri. No dia anterior, foi a vez das indústrias e mineradoras de Araripina. Já na sexta-feira, o químico alemão se reunirá, no Recife, com o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, Eduardo Azevedo, para discutir suas propostas para o Polo Gesseiro.
Michael Braungart, além dos especialistas brasileiros em gerenciamento de resíduos e logística reversaFabricio Soller, Renato Binoto, Lilian Sarrouf e Iradj Eghrari, estão em Araripina participando do "Seminário Internacional Além da Sustentabilidade" promovido pelo OSindicato das Indústrias do Gesso (Sindusgesso), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Matura - Projetos & Inovações de Economia Circular. O evento, que começou domingo e termina nesta quinta-feira no Centro Tecnológico do Gesso, está discutindo novas alternativas para os modelos de desenvolvimento sustentável do Araripe.
Por Mauro Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário