pt src= Dani Nurse Blog: Sem terras, quilombolas, ribeirinhos se reúnem por luta unificada pela terra

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sem terras, quilombolas, ribeirinhos se reúnem por luta unificada pela terra

Uma média de 250 camponeses de 20 organizações e movimentos sociais do campo em Pernambuco reúnem-se desde ontem(21/11), para discutir a luta pela terra. Eles participam do I Encontro Pernambucano da Unidade Camponesa, que segue até amanhã(23/11) no município de Carpina.

O objetivo do Encontro é reunir sem terras, quilombolas, indígenas, pescadores, ribeirinhos, assentados, acampados, pequenos agricultores e assalariados rurais para pensarem estratégias de lutas unificadas e de enfrentamento aos novos desafios da conjuntura agrária em Pernambuco.
O Encontro Pernambucano da Unidade Camponesa é fruto de um processo de construção de unidade das lutas sociais no campo, que acontece em todo o país e marca um momento histórico: a realização do I Congresso Camponês do Brasil, que aconteceu em 17 de novembro de 1961, na cidade de Belo Horizonte/MG.

Em 2012, o ponta pé inicial para a construção de lutas unitárias foi dado com a realização do Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e povos do campo, das águas e das florestas, que reuniu cerca de 7 mil pessoas em Brasília, no mês de agosto. Desde então, as organizações e movimentos sociais vêm construindo reivindicações unitárias, que envolvam o conjunto dos povos e comunidades camponesas, trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário