pt src= Dani Nurse Blog: Cultura: Dois de novembro, dia de finados. Você conhece a história deste dia?

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cultura: Dois de novembro, dia de finados. Você conhece a história deste dia?


O dia dos mortos é um dia de respeito dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna de seus entes na esperança de que eles tenham recebido o reino de Deus.
As missas em memória das pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para a celebração.

A escolha se deu em virtude do dia de todos os santos pois acreditavam que todos ao morrerem entravam em estado de graça mesmo não sendo canonizados.

A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização oureligião mas seguem os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir a celebração.

Curiosidade
No México ao invés de melancolia no dia de finados, muita festa e alegria. É uma das festas mexicanas mais animadas, o que atrai milhares de turistas na época. Segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.

Caveirinha de açúcar, doce mexicano também composto por chocolate e amaranto.
Crenças populares relacionadas a este dia
Muitas vezes o dia de finados é marcado por ser um dia nublado e chuvoso. Algumas pessoas acreditam que são lágrimas sendo derramadas do céu.
Dizem que ao visitar o cemitério neste dia, deve-se limpar bem os calçados antes de entrar em casa pois levar terra do cemitério para o lar traz azar.
Acredita-se ainda que neste dia não se deve comer a última bolacha do pacote pois tal feito pode trazer a morte. Cruzes!

Fé protestante
Segundo a fé protestante a doutrina católica que recomenda a oração pelos falecidos é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles a única referência a esta prática estaria em II Macabeus, porém os protestantes não reconhecem a canonicidade deste livro, portanto não cultuam este dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário