pt src= Dani Nurse Blog: Câmara de vereadores do Carpina com 15 parlamentares em 2013

quarta-feira, 16 de março de 2011

Câmara de vereadores do Carpina com 15 parlamentares em 2013

Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, indica que o número de vereadores do país em 2013 vai aumentar dos atuais 51.992 para 59.708. 
O acrescimo se justifica através do aumento populacional constatado pelo Censo 2010 do IBGE, e pela emenda constitucional que mudou o cálculo do tamanho das Câmaras. Cabe às câmaras aprovarem a emenda à Lei Orgânica do Município para adequar a cidade ao que determina a Constituição. As Câmaras decidem se vão estabelecer que o número de vereadores seja o máximo permitido.


O fato é que o assunto está rendendo bastante,  e na cidade do Carpina, os parlamentares não diferente de outros locais irão votar nesse projeto para que o número de vereadores na casa Murilo Silva aumente.


A câmara dos vereadores recebe atualmente R$ 220.000 e mesmo com o aumento do número de vereadores a quantia repassada a câmara continuará sendo a mesma, porém, eu no direito que tenho como cidadã  de opinar, acho totalmente desnecessário esse aumento de vereadores. Falando especificamente da cidade do Carpina, mesmo sendo uma cidade que vem se desenvolvendo bastante, tenho absoluta certeza que dez vereadores são suficientes para reivindicar melhorias para nossa cidade, eu particulamente acho que ainda é muito.


Há quem diga(principalmente aqueles que pretendem se candidatar ou recandidatar, afinal esse aumento de parlamentares significa 5 chances a mais para eles se elegerem) que quanto mais veradores melhor, pois aumentará o número de bairros e comunidades com representantes.


Há muito tempo, que existe uma inversão do que realmente é a função de um vereador. E muitos vereadores se aproveitam dessa falta de conhecimento do povo. 


Vereador não é para representar  comunidade e nem bairro, vereador é para representar a cidade inteira sem "puxar sardinha" para seu bairro de origem, brigando pelas melhorias e desenvolvimento da cidade e sociedade como um todo, legislando(criando leis) e mandado para o executor(prefeito) para que saiam do papel.


Portanto na minha opinião 10 vereadores para a cidade do Carpina, que embora esteja se desenvolvendo ainda é um cidade de interior, é um bom número, ainda mais que de nada adianta ter 15 vereadores se a maioria dos projetos de leis que eles criam são engavetados pelo prefeito dessa cidade nunca saindo do papel!


Aliás muitas vezes o povo(a grande massa) pensa por ser omisso e não frequentar as reuniões, que os vereadores não trabalham  pois não sabem quantos projetos foram criados por "alguns" dos parlamentares, porém nunca saindo do papel.


Embora o repasse para a Câmara seja de R$220.000 e o projeto garanta de que esse dinheiro continuará sendo o mesmo e eles que terão que dividir entre si, no final das contas acho que vão terminar criando uma suplementação de verba para pagar aos mesmos. É certo que de algum lugar terão que tirar esse dinheiro, um dinheiro que pode ser usado para investir em saúde, educação, usado para pagar a vereador?! Ninguém merece...


Sou contra!!!



Um comentário:

  1. Muito pertinente seu comentário. O povo deveria se organizar e realizar um grande protesto para acabar com essa palhaçada de aumento do número de vereadores. isso é totalmente desnecessário. Agora teremos mais 5 aproveitadores usurfluindo do dinheiro público, que pouca vergonha!!!

    ResponderExcluir