pt src= Dani Nurse Blog: Movimento Maio Amarelo transferido para setembro

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Movimento Maio Amarelo transferido para setembro



Todas as ações presenciais do Maio Amarelo em Pernambuco foram transferidas para o mês de setembro. Essa foi uma determinação da coordenação nacional do evento e do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, o que foi acatado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, que priorizou a prevenção ao contágio com o coronavírus. O movimento anual, que tradicionalmente ocorre no mês de maio, consiste em campanha que mobiliza a sociedade com ações em ruas, rodovias e espaços públicos, direcionadas para a segurança no trânsito.
Durante o mês de maio serão divulgados materiais exclusivamente para mídias sociais (twitter e facebook). Este ano, o tema da campanha é: “Perceba o risco. Proteja a vida”. “Devido ao enfrentamento a pandemia do Covid-19, a utilização das redes sociais é a escolha mais acertada para levarmos a conscientização aos condutores durante o mês de maio, quando, normalmente, é realizado o movimento mundial e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo”, destacou o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles.
Ele lembra ainda que, as demais ações, como caminhadas, blitz, palestras e seminários, só serão desenvolvidas na segunda etapa, em setembro. O adiamento se deu considerando o momento atual, que necessita do isolamento social como forma de evitar a contaminação pelo coronavírus. Pernambuco é um dos estados mais atuantes em relação ao Maio Amarelo.
Em 2019 realizou 123 ações, com mais de 25 mil pessoas abordadas diretamente. Foram 14 blitzes educativas, palestras voltadas para crianças e jovens de escolas públicas e privadas, 19 palestras sobre segurança no trânsito para empresas, oito cursos de direção defensiva para motoristas de aplicativos, 15 ações em shoppings, além de atividades educativas em 26 bares do Recife e Olinda e formação de professores e instrutores de Centros de Formação de Condutores, além de mini palestras diárias ministradas por psicólogos, médicos e pedagogos para usuários do Detran-PE.
Por que Maio Amarelo?

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário