Aconteceu na última segunda-feira a audiência de CPMI(Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) de combate a violência contra a mulher, a primeira de âmbito nacional em Pernambuco e reuniu entre a Deputada Federal Luciana Santos(PCdoB ) e o Senador Humberto Costa(PT) que foram os maiores intermediadores para que o evento acontecesse, deputadas federais deste e outros estados, representantes de Sindicatos e Movimentos.
Entre os presentes estavam o Procurador Geral da Justiça Dr.Aguinaldo Fenelon, o Coordenador do Núcleo de Apoio a Mulher no Ministério Público Dr.João, a senhora Cristina Duarte Secretária da Mulher do estado, senhora Betânia Serrano Militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco e o Secretário de Defesa e Segurança Pública Dr.Wilson Damázio.
A CPMI realizada no auditório do sexto andar da Assembléia Legislativa foi aberto para as perguntas das presentes.
Entre alguns dados relatados no evento foi o de que 80% das vítimas de morte por violência são mulheres negras, maiores vítimas do preconceito racial e do baixo poder aquisitivo.
Em resposta a pergunta de uma popular, o Dr.Wilson Damázio disse que o fato de apenas sete das quatorze delegacias da mulher prometidas estarem funcionando se dá a falta de delegados e mais alguns funcionários que precisam compor as delegacias, no entanto o secretário trouxe uma boa notícia para as presentes, de que será inaugurada brevemente a delegacia da mulher nas cidades de Vitória de Santo Antão e Goiana.
A relatora do grupo, senadora Ana Rita, informou que, em 2011, 224 mulheres morreram em Pernambuco vítimas de violência. E pediu atenção especial para os casos Cristina Gabriel ocorrido em 1995, e para o caso Isaelma morta com cinco tiros pelo ex-companheiro comissário de polícia.
Dr. Wilson Damázio, secretário de defesa e segurança pública |
Senador Humberto Costa |
Senhora Betânia Serrano Militante do Fórum de Mulheres de PE |
Dr.Aguinaldo Fenelon, Procurador Geral da Justiça |
Dr. João Coordenador do Núcleo de apoio a mulher |
Nenhum comentário:
Postar um comentário