Porque marca o fim do ciclo natalino?
O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela.
Os magos foram visitar Jesus porque foram guiados por uma estrela do Oriente, buscando adorar o "Rei dos Judeus" recém-nascido, reconhecendo-o como o Messias e oferecendo-lhe presentes simbólicos (ouro, incenso e mirra) como sinal de homenagem e fé, demonstrando que Ele era o Salvador de toda a humanidade, não apenas dos judeus.
- Eles viram uma estrela no Oriente que interpretaram como o sinal do nascimento do Rei dos Judeus e foram procurá-lo para adorá-lo, conforme o Evangelho de Mateus.
- A principal intenção era prestar culto e homenagear o menino Jesus, reconhecendo sua importância e divindade.
- Sua jornada de terras distantes simboliza que Jesus é o Salvador de todas as nações, não só dos judeus, representando os gentios (povos não-judeus).
- A estrela funcionou como um guia divino, e os magos seguiram essa orientação com fé inabalável, confiando no sinal que viram.
- Ouro (símbolo de realeza), incenso (símbolo de divindade/sacerdócio) e mirra (prefiguração da morte e sepultamento).
- Ao encontrar Jesus, eles se prostraram diante dele, um ato de profunda adoração.
- A Bíblia os descreve como "magos" (sábios, astrônomos/astrólogos), mas a tradição os transformou em reis.
- Eles não chegaram na noite do nascimento, mas meses depois, quando Jesus já estava em uma casa, não mais na manjedoura, o que levou Herodes a buscar meninos de até 2 anos.
Porque se encerra o ciclo natalino no dia de Santos Reis?
A escolha do dia não é aleatória. No calendário cristão, 6 de janeiro é dedicado ao Dia de Reis, quando se comemora a chegada dos Reis magos para adorar Jesus. A partir desse episódio, segundo a tradição, considera-se concluído o ciclo natalino.
Fonte: internet
