pt src= Dani Nurse Blog: Chineses utilizam tecnologia pernambucana em usina na Bolívia

sábado, 3 de março de 2012

Chineses utilizam tecnologia pernambucana em usina na Bolívia

Contrato será assinado na próxima segunda-feira pelo presidente boliviano Evo Morales

 A China CAMC Engineering (CAMCE) vai utilizar tecnologia pernambuca na instalação do complexo agroindustrial San Buenaventura – EASBA, na Bolívia, com capacidade para processar 7 mil toneladas de cana por dia. No projeto será instalado o equipamento patenteado pela empresa Gasil – Gases e Equipamentos Silton, com Pernambuco, que possibilita a substituição do enxofre por ozônio no processo de clareamento do açúcar. O ozônio também proporciona ganho de produtividade na fabricação de etanol. Além de tornar o açúcar mais saudável e não poluir o meio ambiente, o ozônio também proporciona ganho de produtividade na fabricação de etanol.

O uso do ozônio no tratamento do caldo de cana em substituição ao enxofre estava previsto do edital de licitação internacional lançado pelo governo boliviano. A justificativa da exigência é a necessidade de adoção de um sistema com tecnologia ecológica uma vez que a unidade industrial está localizada próxima a um importante parque ecológico. O governo boliviano investirá 150 milhões de dólares no complexo que será instalado no município de San Buenaventura, a 100 km de La Paz.

Concorrendo com empresas do México e do Brasil, a CAMCE ganhou a concorrência e, na próxima segunda-feira, dia 5 de março, assinará contrato com o governo da Bolívia em solenidade que contará com a presença do presidente Evo Morales e representantes da CAMCE  e da Gasil. Outra empresa Chinesa, a KLIM-CO, gigante do setor metal mecânico, também está firmando acordo para a empresa pernambucana a fim de implantar a tecnologia de substituição do uso do enxofre por ozônio em usinas do continente asiático.

A tecnologia da Gasil foi desenvolvida há sete anos e já está sendo utilizada por usinas em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e Paraíba. No ano passado, 12 milhões de toneladas de cana foram processadas por esse novo sistema no Brasil. Este ano, a estimativa é de que esse volume chegue a casa dos 20 milhões devido a instalação dos geradores de ozônio em mais três usinas.

Além dos benefícios à saúde e ao meio ambiente, a nova tecnologia tem possibilitado uma economia de mais de R$ 1,90 por tonelada de cana para as usinas devido à redução do uso de produtos químicos, diminuição de custos com mão de obra e desgastes dos equipamentos.

Existe ainda a tendência de que, no futuro breve, o uso de enxofre no processo de branqueamento do açúcar seja totalmente abolido devido os prejuízos causados à saúde e ao meio ambiente. Os malefícios provocados pelo uso do enxofre tem sido uma preocupação constante dos órgãos de controle ambiental e de produção de alimentos para consumo humano. No Brasil, já tramita no Congresso Nacional proposta prevendo restrições ao uso dessa substância. Nos Estados Unidos e Europa o uso em alimentos já é proibido há várias décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário