pt src= Dani Nurse Blog: Começou hoje a mega aventura: De SP a Carpina sobre duas rodas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Começou hoje a mega aventura: De SP a Carpina sobre duas rodas



O cartunista Elizeu de Lima vai embarcar na maior aventura de sua vida. A partir de hoje(01/02), ele enfrentará 2,7 mil quilômetros de estrada até sua cidade natal, Carpina.



Mas Elizeu não vai embarcar nessa odisseia sozinho. Ele terá a companhia do amigo e conterrâneo Luciano Mello, de 38 anos, que atualmente mora em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.
Os dois se conheceram no município de Carpina ainda na adolescência. A dupla, inclusive, foi pioneira em descobrir atrativos para os esportes radicais na cidade pernambucana.

Depois, cada um seguiu seu caminho em solo paulista. Elizeu encontrou no jornal O Diário a oportunidade para divulgar seu trabalho e se tornar um dos maiores cartunistas do Alto Tietê. Luciano iniciou a carreira como webdesigner e múltiplo artista.

Anos mais tarde, os carpinenses se encontram para lançar o desafio: percorrer 2,7 mil quilômetros de bicicleta até a cidade natal. Nascia então o PE-DALANDO, um projeto que visa difundir a prática do cicloturismo e resgatar a cultura carpinense, divulgando artistas locais e promovendo o nome da cidade e também do Estado de origem - daí o destaque para a sigla de Pernambuco no nome do projeto.

O planejamento da viagem foi elaborado nos mínimos detalhes. A dupla cuidou de tudo. Cada um investiu cerca de R$ 3 mil somente com bicicleta e acessórios. Além disso, a viagem terá um orçamento médio de R$ 1,5 mil por pessoa e mais um dinheiro extra para possíveis imprevistos ao longo do trajeto.


Trajeto

A rota já está definida. A maior parte será percorrida pela BR-101 – paralela ao litoral brasileiro. A aventura terá início no município de Taboão da Serra – na Grande São Paulo - e passará pelos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Os dois pretendem pedalar cerca de 100 quilômetros por dia. Estão programadas 29 paradas e, aproximadamente, 200 cidades serão percorridas.

A bagagem também é um acessório imprescindível. Nada pode faltar. Mapa, bússola, roupas específicas, itens de segurança, kit de primeiros socorros, ferramentas para manutenção das bikes, pequenos utensílios domésticos (para cozinhar ao longo da viagem) e muita disposição.

Mas nem tudo tem sido fácil no PE-DALANDO. A parte financeira tem sido o maior desafio. Sem patrocínio, os ciclistas custearam do próprio bolso a viagem e também contaram com a contribuição de parentes e amigos.

Problemas à parte, os dois já definiram até alguns detalhes da chegada ao município de Carpina. Eles serão recepcionados por familiares, amigos, moradores carpinenses e um canal de TV local.

Ao final os dois pretendem, entre outras ações, lançar um livro e um documentário sobre a cicloviagem. "Um dos objetivos é divulgar a prática do cicloturismo, que tem tudo para se expandir no Brasil. É possível se deslocar para qualquer parte de bicicleta, que é um meio de transporte extremamente viável do ponto de vista econômico e que tem grande potencial ecológico, além de proporcionar uma maior socialização", contou Luciano.
"Também queremos divulgar os artistas de nossa cidade e que muita gente não conhece; e revelar o potencial do ecoturismo de Carpina", completou Elizeu.

A aventura, no entanto, será apenas a primeira etapa do PE-DALANDO. Eles já planejam outros destinos para os próximos anos, inclusive para fora do País, além da realização de palestras em escolas e junto a cursos de formação de condutores e de participações em feiras especializadas, tudo com o intuito de conscientizar os motoristas sobre a importância do compartilhamento das rodovias brasileiras, além de acionar o poder público para o desenvolvimento de políticas que contemplem o ciclista e também fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável. 

Carpina fica na torcida para que eles obtenham sucesso em sua empreitada e cheguem em paz e segurança...

Fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário