pt src= Dani Nurse Blog: Colégio Salesiano de Carpina tem sua primeira diretora mulher após 50 anos de fundação

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Colégio Salesiano de Carpina tem sua primeira diretora mulher após 50 anos de fundação

Eu entrevistei a professora Maria Auxiliadora Guedes da Silva que em fato inédito assumiu a direção do colégio Salesiano após mais de meio século de fundação da instituição.

Dani Nurse-Quais os critérios que foram estabelecidos para a escolha da senhora para assumir a direção dessa instituição?
Professora Mª Auxiliadora-Eu acredito que um dos critérios é a questão da minha história, de ter trabalhado aqui 18 anos, iniciei minha carreira aqui como docente, outro critério foi estar sempre ligada, bastante antenada com a prática pedagógica e na filosofia da Escola Salesiana Padre Rinaldi. O critério passa pelo conhecimento da proposta, filosofia da escola, e também pelo próprio Conselho Inspetorial. A mim foi dirigido o convite pelo inspetor do Salesiano, Padre Diego que esteve aqui no final do ano passado.
Dani Nurse-O que significa dirigir uma das maiores instituições de ensino do país?
Professora Mª Auxiliadora-É um fato de muito orgulho, pela confiança em mim depositada, é uma tremenda responsabilidade dar continuidade a proposta educativa da escola Salesiana que há 54 anos vinha sendo dirigida pelos Salesianos. É fato inédito.
Dani Nurse-O que Dom Bosco representa sendo símbolo maior dessa instituição?
Professora Mª Auxiliadora-Dom Bosco representa aquele grande pai educador da juventude que se antecipou ao seu tempo. Foi um grande sarcedote, grande educador, visionário que começou essa grande obra Salesiana através de um oratório, acolhendo as crianças que não tinham condições, ensinando ofício para melhor encaminhamento na vida, e a prática se estendeu a questão da educação e hoje os Salesianos estão espalhados no mundo todo. São mais de 165 escolas, toda ela ainda professando e seguindo os ensinamentos deixados por Dom Bosco.
Dani Nurse- Diretora, me fale um pouco sobre a estrutura física dessa instituição.
Professora Mª Auxiliadora- A Escola Salesiana tem um prédio bastante conhecido da maioria porque temos alunos de todas as cidades da redondeza e tem uma estrutura bastante privilegiada. Disponibiliza de salas bastante climatizadas, um ginásio de esportes que está passando por um processo de renovação, temos um pátio favorável as crianças, para a prática esportiva, a Capela de São Domingos Sávio, sala de informática, judô, balé. É uma dimensão de estrutura espetacular para os nossos tempos, pois, se observarmos, as escolas modernas são bem mais reduzidas, com salas pequenas e aqui é um prédio como toda e em qualquer congregação religiosa de espaço físico muito extenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário