pt src= Dani Nurse Blog: Maior festival multicultural do sertão invade Arcoverde

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Maior festival multicultural do sertão invade Arcoverde



 

Em sua 9ª edição, a festividade busca integrar artistas de todos os ritmos e regiões do estado



Entre os dias 12 e 14 de agosto o município de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, recebe a 9ª edição do Festival Lula Calixto, neste ano intitulado “A Caravana Não Morreu”. Realizado pelo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, que nesta edição também comemora o seu 18ª aniversário, o evento contará com dois palcos e mais de 50 atrações de todas as regiões.

O Festival tem como principal objetivo fazer uma ligação entre as várias vertentes culturais do estado e até do país, garantindo um momento de estimulo, valorização e resistência aos grupos produtores e participantes. Nesta edição a expectativa de circulação de público é superior a 50 mil pessoas, tendo em vista a grande quantidade de turistas e seguidores das tradições do Coco Raízes.

Entre a atrações, maracatu, coco, samba, forró, xaxado e muito mais, garantindo vários gêneros durante os três dias de festa. Quem visitar o evento irá conferir grupos como o Coco Trupé, A Sambada, Lia Morais, Coco da Resistência, Forró Pé de Estrada, Tambores De Ogum, entre outros, além de uma programação exclusiva para a garotada.

A programação completa pode ser conferida no blog do evento, através do endereço www.fesivallulacalixtope.blogspot.com. O festival tem o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado.

 

Lula Calixto e o festival

Lula Calixto foi o mestre do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, brincadeira fundada em 15 de agosto de 1992, que nasceu da história de afeto entre as famílias Gomes e Calixto. Grande defensor da cultura popular sertaneja, o mestre ganhou o respeito e o carinho de artistas e grupos em todo o Brasil, sendo pra ele o Coco não apenas uma batida de pandeiro ou uma dança, mas sim uma representação da aliança e de um modo de vida

Em 1999, Lula Calixto faleceu aos 57 anos. Desde então, todo mês de novembro a família recebe amigos para comemorar o aniversário do mestre, mantendo viva sua lembrança. O que começou como uma reunião de amigos foi crescendo até a criação do Festival Lula Calixto, em 2005 e que segue até os dias atuais. 

SERVIÇOS: 
9º Festival Lula Calixto
Quando: 12, 13 e 14 de agosto
Local: Alto do Cruzeiro – Arcoverde/PE
Programação: www.festivallulacalixtope.blogspot.com
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário