pt src= Dani Nurse Blog: Atenção! Amanhã é o dia: Vacinação de cães e gatos pretende imunizar 1,2 milhão de mascotes no sábado

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Atenção! Amanhã é o dia: Vacinação de cães e gatos pretende imunizar 1,2 milhão de mascotes no sábado

Com a intenção de imunizar mais de 1,2 milhões de cães e gatos, a Secretaria Estadual de Saúde promove a partir deste sábado (1) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Raiva Canina e Felina. Em Pernambuco serão 7.350 postos de vacinação, distribuídos por todo o Estado.

Estima-se que cerca de 800 mil cachorros, os maiores transmissores da doença para o homem, sejam imunizados. A vacinação deve acontecer em animais a partir dos três meses de vida. Segundo o Gerente de Prevenção e Controle da Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde Francisco Duarte, os casos de raiva canina e felina estão caindo em Pernambuco e a campanha é essencial para a manutenção desses números.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, totalmente letal, que é transmitida de animal para animal e animal para homem, pela saliva. Os casos de infecção humana, geralmente causados por cães, acontecem quando há mordida, arranhão ou lambedura de animais infectados. O último caso de raiva humana registrado em Pernambuco aconteceu em 2008, no município de Floresta, quando Marciano Menezes, 16 anos, foi mordido por um morcego.

Tratamento – Ao ser agredido por algum animal, é preciso buscar atendimento imediato em centros de saúde. Deve-se também lavar o ferimento com água e sabão. Também é recomendado o tratamento profilático anti-rábico, disponível na rede do SUS, para toda agressão por espécie silvestre. Os cães infectados costumam apresentar sintomas de agressividade e tristeza, além de salivação excessiva e latido rouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário