
Eu venho agora fazer um alerta a todos! Tenham consciência de que o maior responsável por vocês, são vocês mesmos, portanto façam sua parte evitando acúmulo de água parada, mantendo seu quintal livre de entulhos...
Outra questão muito comentada foi o fato do médico tão ter requisitado ao garoto um exame para diagnosticar a doença e dá-lo o tratamento adequado. O exame é um direito seu, portanto exija se estiver sentindo dor de cabeça acompanhada de dor no corpo e febre(pode não ser uma virose), não fique aéreo esperando o médico pedir, se ele não pedir, peça você e denuncie caso lhe seja negado o direito. Não devemos esmorecer arriscando nossas vidas, nos sujeitando a médicos que são comodistas ou querem ou se submetem a poupar os cofres do poder público.
Outro fator de extrema importancia é a questão do medicamento, segundo D. Sônia mãe do menino que faleceu, o doutor Nivaldo que atendeu o garoto receitou ao menino dipirona. Gente é bom que fique claro e não vi ninguém esclarecendo até agora(dessa vez passo para vocês humildemente o singelo conhecimento que tenho como enfermeira técnica) que o medicamento que não deve ser tomado em hipótese alguma em caso de suspeita de dengue são aqueles que tem em sua composição ácido acetilsalicílico o popular AAS, pois ele inibe o processo de coagulação do sangue(afina o sangue) facilitando hemorragias.
Já a dipirona(Novalgina®, Dorflex®, Anador® etc.) que foi dada ao garoto pode ser tomada sim (com prescrição médica!) porém com cautela pois baixa a pressão, e causa manchas na pele. Porém este remédio não tem relação com hemorragia, não provoca a mesma por não ter poder anti-agregante.
Já o paracetamol(Dôrico®, Tylenol® etc.) é o medicamento mais receitado pelos médicos para tratar a dor e a febre no caso da dengue, mas deve ser tomado com rigor já que doses além da conta causam lesões hepáticas.
É importante não sermos ignorantes quanto a isso pessoal, pois caso haja erro por parte dos médicos não iremos embarcar na falta de conhecimento e nos prejudicar.
Não dá para só culpar o prefeito, como já citei o maior responsável por nós, somos nós mesmos, temos que ter conhecimento para não ficarmos vulneráveis, e já que a administração não presta assistência adequada(não tem nem um carro fumacê se quer, pelo menos aqui na minha rua em quatro anos que moro nunca passou, os médicos não dão devida atenção e ainda faltam coletores para exames) façamos a nossa parte pelo menos. Todo mundo tem uma certa culpa, tem sua parcela de responsabilidade.
O ideal é que todos, médicos, prefeitos, secretários, população façam uma corrente contra a dengue, mas se nem todos fazem sua parte façamos a nossa!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário