pt src= Dani Nurse Blog: Alerta! Não deixem de ler...

quinta-feira, 17 de março de 2011

Alerta! Não deixem de ler...

Foi confirmada ontem a primeira morte por consequência de dengue hemorrágica em Pernambuco, e a morte citada é a do menino de 11 anos que veio a falecer em Carpina em janeiro com suspeita da doença. Está confirmadíssimo o que já era óbvio. A criança faleceu mesmo com dengue hemorrágica. Não havia citado esse caso aqui anteriormente por dois motivos: vi o desespero de perto na tentativa de salvar a vida da criança, ainda lembro quando ia passando em frente ao laboratório de carro(e lamento profundamente não ter podido parar por motivo de força maior para acompanhar o caso)e vi um rapaz descer do carro com a criança que parecia desfalecida em seus braços com duas mulheres desesperadas clamando com as mãos na cabeça. Foram poucos segundos mas aquela cena me chamou muita atenção e eu fiquei sem entender porque em vez de levarem o menino para o hospital, levaram ao laboratório, pela cena e pelo estado do menino vi que era caso de extrema gravidade. Ao chegar em casa contei o caso a minha mãe e disse a mesma que pelo estado da criança e o desespero das duas mulheres, provavelmente já era tarde e que se realmente acontecesse algo com aquele menino, no dia seguinte saberíamos pela rádio já que não pude acompanhar o caso. No dia seguinte dito e feito: a confirmação do que eu havia dito a minha mãe, pela descrição da criança e por tudo que estava sendo dito na rádio de como havia sido os últimos momentos do menino, sabia que era o caso que tinha presenciado de longe. Fiquei atônita, sem reação, passou um filme em minha cabeça pois já havia perdido uma pessoa muito especial pelo mesmo motivo, naquele surto de dengue que houve no Rio de Janeiro há três anos atrás, imaginava o que aquela família e pessoas próximas estavam passando. Fiquei chocada, pensativa e não tive espírito para escrever sobre o caso. O segundo motivo foi o fato de na época  já ser demasiadamente comentado na cidade. Achei por bem deixar para lá em respeito a dor dos parentes. Uma programa de rádio da cidade que é contra a atual gestão caiu em cima e a exploração do caso foi tremenda, não que o que eles tenham dito não seja verdade, porque é, mas achei  penoso demais para a família testemunhar tamanha lenga lenga, procurando culpar sempre a atual administração. Não era o momento de usar um assunto tão doloroso para escrachar tanto o prefeito, a secretária de saúde enfim...Até insinuações de que poderiam manipular o resultado dos exames foram feitas. E aí lhes faço pensar: imagine a tensão de uma mãe ouvindo o comentário. Sou ouvinte da rádio também mas não concordo com a maneira escandalosa que foi tratado o assunto.

Eu venho agora fazer um alerta a todos! Tenham consciência de que o maior responsável por vocês, são vocês mesmos, portanto façam sua parte evitando acúmulo de água parada, mantendo seu quintal livre de entulhos...
Outra questão muito comentada foi o fato do médico tão ter requisitado ao garoto um exame para diagnosticar a doença e dá-lo o tratamento adequado. O exame é um direito seu, portanto exija se estiver sentindo dor de cabeça acompanhada de dor no corpo e febre(pode não ser uma virose), não fique aéreo esperando o médico pedir, se ele não pedir, peça você e denuncie caso lhe seja negado o direito. Não devemos esmorecer arriscando nossas vidas, nos sujeitando a médicos que são comodistas ou querem ou se submetem a poupar os cofres do poder público. 


Outro fator de extrema importancia é a questão do medicamento, segundo D. Sônia mãe do menino que faleceu, o doutor Nivaldo que atendeu o garoto receitou ao menino dipirona. Gente é bom que fique claro e não vi ninguém esclarecendo até agora(dessa vez passo para vocês humildemente o singelo conhecimento que tenho como enfermeira técnica) que o medicamento que não deve ser tomado em hipótese alguma em caso de suspeita de dengue são aqueles que tem em sua composição ácido acetilsalicílico o popular AAS, pois ele inibe o processo de coagulação do sangue(afina o sangue) facilitando hemorragias. 


Já a dipirona(Novalgina®, Dorflex®, Anador® etc.) que foi dada ao garoto pode ser tomada sim  (com prescrição médica!) porém com cautela pois baixa a pressão, e causa manchas na pele. Porém este remédio não tem relação com hemorragia, não provoca a mesma por não ter poder anti-agregante.


Já o paracetamol(Dôrico®Tylenol® etc.) é o medicamento mais receitado pelos médicos para tratar a dor e a febre no caso da dengue, mas deve ser tomado com rigor já que doses além da conta causam lesões hepáticas. 


É importante não sermos ignorantes quanto a isso pessoal, pois caso haja erro por parte dos médicos não iremos embarcar na falta de conhecimento e nos prejudicar. 


Não dá para só culpar o prefeito, como já citei o maior responsável por nós, somos nós mesmos, temos que ter conhecimento para não ficarmos vulneráveis, e já que a administração não presta assistência adequada(não tem nem um carro fumacê se quer, pelo menos aqui na minha rua em quatro anos que moro nunca passou, os médicos não dão devida atenção e ainda faltam coletores para exames) façamos a nossa parte pelo menos. Todo mundo tem uma certa culpa, tem sua parcela de responsabilidade.


O ideal é que todos, médicos, prefeitos, secretários, população façam uma corrente contra a dengue, mas se nem todos fazem sua parte façamos a nossa!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário