pt src= Dani Nurse Blog: Hoje é dia do trabalhador! Vamos refletir?

sábado, 1 de maio de 2010

Hoje é dia do trabalhador! Vamos refletir?

Com a palavra o deputado de São Paulo Padre Afonso Lobato.Deputado estadual pelo PV:


O dia 1º de Maio,  marca no calendário o Dia Internacional do Trabalhador e não o dia do Trabalho como, inadvertidademente costumam dizer alguns. Foi nessa data que em 1886, realizou-se nas ruas de Chicago (EUA), uma manifestação de trabalhadores, que culminaria na morte de alguns deles, nos dias seguintes. Por isso, não é uma data para ser comemorada, mas é uma oportunidade de reflexão sobre o mundo do trabalho.

Não obstante também lembramos nesse dia a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ocorrida em 1º de Maio de 1943, sabemos que apesar dos avanços, o Brasil ainda apresenta muitas pendências a ser resolvidas.

É incrível, por exemplo, que o índice de trabalhadores que não tenham carteira assinada, alcance 60% dos brasileiros. O trabalho escravo é outra chaga que atinge nossa sociedade de norte ao sul, marca da impunidade e da ansia de enriquecimento às custas do suor dos mais humildes, burlando os direitos trabalhistas.

O trabalho infantil, por sua vez, financia a pobreza, pois usar a mão de obra de crianças significa lucro fácil. Gera desemprego, trabalho escravo, doença e subnutrição de crianças, que vivem precariamente, prejudicadas na sua capacidade intelectual e no seu direito à educação, ao lazer, ao carinho e à alegria. São crianças sem infância. Cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo dados oficiais.

Resumidamente, temos aí um quadro suficiente para frear qualquer incentivo para festejar, sem dor na consciência. Precisamos pensar na melhor forma de contribuir, seja individual ou coletivamente para tirar o Brasil dessa triste realidade.

Como naquele longinquo 1º de maio de 1886, ainda há muita luta a ser empreendida até o dia em que possamos verdadeiramente ter motivos para festas e comemorações.

Um comentário:

  1. Estou seguindo viagem, como meu dia hoje está corrido não tive cabeça para elaborar nada mas não deixaria de postar em nossa homenagem algo em referência ao dia do trabalhador e achei esse texto interessante.Sucesso á todos!

    ResponderExcluir