pt src= Dani Nurse Blog: Hemope em parceria com a solidariedade carpinense

sábado, 26 de novembro de 2011

Hemope em parceria com a solidariedade carpinense

Doadores de sangue compareceram neste sábado(26/11) na FETAPE em Carpina onde esteve o Hemope, aos olhos de quem via a quantidade de doadores foi menor que a esperada, mesmo assim o Hemope saiu daqui com um  estoque de sangue graças aqueles que se propõe a ajudar sensibilizados com a causa de ser solidário a quem precisa.

Este ano o Hemope passou pela sua maior crise, chegando inclusive em certo período a orientar hospitais a cancelarem cirurgias por falta de sangue, e manterem apenas as mais emergenciais. A crise foi atribuída principalmente as fortes chuvas que acometeram o estado no período de inverno impedindo que as pessoas se deslocassem para fazerem suas doações.

A boa notícia é que o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anunciou, na manhã de quinta-feira (24), um investimento de R$ 10,3 milhões para construção e reforma de unidades do Hemocentro de Pernambuco (Hemope) na capital e no interior, aquisição de mais três unidades móveis de captação de sangue e renovação do parque tecnológico.

“O Hemope será todo repaginado. O Estado estava precisando, principalmente em decorrência da expansão do polo médico, construção de novos hospitais, crescimento do número de UPAs, aumento de acidentes com moto e chegada da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia)”, identificou o presidente da instituição, Divanildo Sampaio.

Segundo ele, a capacidade e velocidade de atendimento serão largamente ampliadas. “Uma maior oferta de bolsas significará um melhor serviço e consequentemente redução de custos também para os hospitais privados, já que procedimentos não sofrerão atrasos nem terão que ser cancelados por falta de sangue”, detalhou. 

As ações, implementadas até 2014, serão capazes, segundo o governo, de ampliar o atendimento na rede de hemocentros em 37%. Serão colocados postos de coletas nos seis maiores hospitais públicos do Estado: Restauração, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães e Regional do Agreste (Caruaru).

A reestruturação também prevê a compra de três unidades móveis para coleta de sangue nos hemocentros do Agreste, São Francisco e Recife. Também serão construídos mais cinco hemocentros nos bairros das Graças e do Derby (zonas norte e central do Recife, respectivamente) e nos municípios de Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Palmares. Outras nove unidades hemoterápicas serão reformadas e irão receber novos equipamentos, uma na capital e oito no interior (Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Ouricuri).

Se você gostaria de ter feito sua doação mas por motivo de força maior não pôde, não fique triste pois você vai poder exercer sua solidariedade em breve. Em janeiro o Hemope estará de volta em Carpina trazido pelo Lions Club da cidade.

Se você optou por não ser um doador...tomara que você nunca precise, que Deus abençoe você.
Carpinenses comparecem ao auditório da Fetape em Carpina para doar sangue




Nenhum comentário:

Postar um comentário