pt src= Dani Nurse Blog: Deputados da ALEPE classificam o VTL como solução para Mobilidade Urbana

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Deputados da ALEPE classificam o VTL como solução para Mobilidade Urbana


O deputado Estadual Silvio Costa Filho (PTB), presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Assembléia Legislativa e o deputado José Maurício (PP), parlamentar que também integra a comissão, conheceram nesta segunda-feira (17), o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).  A visita aconteceu na estação Cajueiro Seco do Metrô, em Jaboatão dos Guararapes, de lá o VLT percorreu para uma demonstração, as estações Cajueiro, Prazeres e Montes Guararapes.
   O novo modal surge como uma alternativa para solução dos problemas da mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife.  O VLT já está em fase de testes e a expectativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é que num prazo de dois anos, as obras estejam concluídas. Os trens estão sendo fabricados em Barbalha, no Ceará e possuem um design moderno, são climatizados e com capacidade para transportar até 600 passageiros. Os veículos ainda possuem monitores internos, controle por GPS, espaço para cadeirantes, assentos preferenciais e bancos reservados para pessoas obesas. Até o final do primeiro trimestre de 2012 os quatro (04) primeiros VLT’s deverão substituir as antigas locomotivas à diesel.
    De acordo com Sílvio Costa Filho (PTB), o objetivo da comissão foi conhecer todas as ações, avanços até 2014 e também as dificuldades da CBTU- Metrorec. “Iremos solicitar aos senadores e deputados federais pernambucanos, que atuem na articulação de maiores investimentos no sistema de metrô da RMR, visando a melhoria na qualidade do serviço que é prestado a população e que com os novos investimentos, a CBTU possa criar novas linhas de acesso, ampliando a número de pernambucanos que utilizam o metrô, modelo usado nas principais cidades europeias, como Londres e Madrid, é que será uma das alternativas para resolvermos a mobilidade urbana da RMR; Exemplo: é importante novas linhas, como do Recife Antigo á Suape e à Olinda e do Aeroporto até São Lourenço da Mata. Do  ponto de vista técnico é possível, entretanto faltam recursos para as obras saírem do papel. Entendo que é fundamental uma maior sensibilidade dos gestores públicos na prioridade em transporte público”, ressalta.
  
    O superintendente da CBTU - Metrorec, Ricardo Beltrão disse estar satisfeito com a visita da Comissão de Mobilidade Urbana e que siguinificou uma oportunidade de apresentar a expansão do Metrô e os investimentos já assegurados para ampliação da frota elétrica e à diesel. “È fundamental o apoio dos deputados para a consolidação dos recursos e ampliação da capacidade com novas linhas, trazendo maior conforto e qualidade no transporte da região metropolitana”, ressaltou. Já o deputado José Maurício (PP), integrante da Comissão, disse que a visita superou as expectativas e que o projeto do VLT será um legado para a população pernambucana.
   Próximo ano, o VTL será implantado na Linha Sul do metrô, ligando Cajueiro Seco, em Jaboatão, ao Cabo de Santo Agostinho, e vai operar com sete trens. A partir de março, o percurso de 18 quilômetros, hoje feito em 47 minutos passará a ser apenas de 22 minutos. A expectativa é que no final de 2012 serão 400 mil usuários/dia, tendo em vista que hoje são 250 mil dia, mostrando a importância de novos investimentos a longo prazo do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário