pt src= Dani Nurse Blog: Secretária de Saúde de Carpina faz coletiva para se defender de críticas a saúde.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Secretária de Saúde de Carpina faz coletiva para se defender de críticas a saúde.

Crédito da foto: Dani Nurse


Na última terça (12), a secretária de saúde do município do Carpina fez uma entrevista coletiva com a imprensa de Carpina para se defender das críticas que a saúde tem recebido e aos questionamentos da população.

De antemão a editora deste blog que vos escreve diz que acha muito coerente a iniciativa da secretária pois a população merece uma satisfação e entender como funcionam as coisas, e sobre isso a própria secretária falou: "A população faz certo em cobrar, nós somos empregados dela."

Pois bem, vou fazer um resumão da coletiva para que você entenda sobre como funciona a saúde do município, das partes burocráticas e vou incluir o que acho mais relevante de forma direta e prática.

Primeiramente, é importante que a população saiba que o município trabalha em parceria com o estado e depende dele para algumas coisas.

1 º Pois bem, segundo a secretária Jacilene, o estado entra apenas com R$38 mil reais para atender a 9 postos de saúde.

2º O Samu de Carpina tem atendido a 10 municípios. "O Samu de Carpina tem segurado a região" falou a secretária Jacilene que foi enfatizada pela coordenadora do Samu Alessandra Reis: "Carpina está sobrecarregada por conta disso..." - Jacilene também justificou os questionamentos na demora da chegada do Samu em algumas ocorrências, "porque as vezes o próprio Samu de Carpina está numa ocorrência em outro município e as cidades vizinhas estão descobertas."

3º A secretaria de saúde libera mensalmente cerca de 12 mil exames laboratoriais, fora os da Unidade Mista. Tem exames que são compactuados pelo SUS, porém, tem exames que o laboratório conveniado não quer fazer porque a tabela do SUS está defasada há mais de 20 anos, para se ter uma ideia, um exame de ultrassom pela tabela SUS ainda custa R$20,00.

4º O município tem realizado alguns exames com recursos próprios.

5º O estado libera cem mamografias mês e por isso o município entra com uma contrapartida e ainda não dá, pois existem uma média de duas mil mamografias a serem feitas.

6º Exames citopatológicos só quem pode pagar é o estado, e há falta de pagamento do mesmo.

7º Cirurgias de grande porte a exemplo de cirurgia bariátrica a ser feita em grandes hospitais, o estado só libera uma/mês para cada regional. Por isso a demora na fila de espera.

Esperamos com essa matéria ter respondido e esclarecido a questionamentos importantes da população.






Nenhum comentário:

Postar um comentário