pt src= Dani Nurse Blog: abril 2025

terça-feira, 8 de abril de 2025

João Campos é aclamado como maior liderança do PSB durante congresso do partido

 


 

Prefeito e candidato à presidência do PSB reforçou o compromisso de fazer a sigla “dar passos ainda mais largos”

 

O prefeito do Recife, João Campos, foi aclamado como a maior liderança do PSB durante o XVI Congresso Estadual do partido, realizado no sábado (5), no Recife. Na ocasião, o gestor, que é candidato à presidência nacional da sigla, reforçou o propósito de fazer o PSB dar “passos ainda mais largos” e ser “o maior partido da centro-esquerda brasileira”. O evento teve a presença do atual presidente nacional, Carlos Siqueira, de prefeitos, parlamentares e lideranças de todo o estado.

 

“Vamos chegar fortalecidos para ter um partido unido, que vai crescer. A gente vai dar passos ainda mais largos e o PSB se consagrará nas urnas, em 2026, como o maior partido da centro-esquerda brasileira”, afirmou Campos, defendendo a manutenção do alinhamento que consagrou a vitória de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) em 2022. “Estaremos juntos em um projeto nacional com o presidente Lula e com o vice Alckmin. O PSB vai estar ao lado da luta legítima, da luta decente, vai ter lado e posição político-eleitoral. Não estaremos à mercê do vento de conveniências e oportunidades”, completou.

 

João Campos também elogiou o presidente Carlos Siqueira pelos mais de dez anos à frente do PSB em um período de resistência da democracia brasileira. “Carlos Siqueira dedicou 35 anos de sua vida a cuidar do partido. Sei que é um desafio assumir essa nova missão, essa missão que um dia foi liderada por Miguel Arraes, por Eduardo Campos e pelo próprio Carlos Siqueira. Isso só me deixa com uma vontade ainda maior de fazer bem feito à frente dessa missão”, afirmou o prefeito.

 

Durante o congresso, Carlos Siqueira recebeu das mãos do prefeito João Campos, do presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB), e de outros vereadores o título de cidadão recifense, que já havia sido aprovado na casa legislativa. Emocionado, externou a satisfação de ter cumprido uma das últimas agendas de seu mandato à frente do partido em seu estado natal e reiterou que, independentemente de funções formais, gosta de ser identificado como militante do PSB.

 

“Da mesma forma que foi uma surpresa receber este título de cidadão aqui hoje, também não esperava ser alçado à condição de presidente nacional do partido em 2014, depois daquele momento duro para todos nós, que foi o falecimento do ex-governador e nosso presidente nacional, Eduardo Campos. E estou praticamente encerrando meu mandato no lugar certo, no meu país Pernambuco. Estou encerrando no momento certo, porque tem alguém que vai orgulhar todos nós para continuar essa luta, para transformar o nosso partido em um grande instrumento de luta política em nosso país”, externou o dirigente.

 

ELEIÇÃO – Durante o congresso, foram eleitos os membros do diretório, da comissão executiva estadual e das comissões executivas dos segmentos organizados do partido. O deputado Sileno Guedes, que preside o PSB em Pernambuco desde 2011, foi reconduzido à função por mais três anos. “Agradeço às nossas lideranças e à nossa militância pela confiança no nosso trabalho. Terei a missão de presidir o partido em um período decisivo da nossa história, momento em que o PSB se preparará para oferecer a Pernambuco uma alternativa que recoloque nosso estado nos trilhos”, declarou.

 

A partir das escolhas feitas pelos municípios nos congressos locais e regionais, cerca de 70 delegados e delegadas também foram eleitos para representar Pernambuco no Congresso Nacional do PSB, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Brasília. O prefeito João Campos deve ser eleito presidente nacional do partido durante esse evento.

 

O XVI Congresso Estadual do PSB de Pernambuco foi marcado ainda por discursos de deputados, prefeitos, vereadores, dirigentes dos segmentos sociais organizados e militantes históricos do PSB. Também foi registrada a participação de representantes de outros partidos, como a senadora Teresa Leitão (PT), o vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), o presidente estadual do PSDB, deputado Álvaro Porto, e o presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade.

 

HOMENAGEM – O ex-prefeito e ex-deputado José Patriota, falecido em 2024, foi homenageado e deu nome ao XVI Congresso Estadual do PSB de Pernambuco. Em vídeo exibido para os presentes, foi narrada sua ligação histórica com os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos e sua atuação em defesa do municipalismo, tendo como foco a representatividade que ele deu ao Sertão do Pajeú, onde nasceu. A viúva do parlamentar, Madalena Leite, esteve presente no congresso juntamente com outros familiares. Patriota também já havia sido homenageado no último domingo (30), durante o Congresso Regional do PSB em Afogados da Ingazeira, município que administrou por dois mandatos.


Governo Raquel Lyra nomeia 1.179 novos profissionais de saúde

 

Fotos: Janaína Pepeu/Secom


Entre os profissionais convocados, estão 351 médicos; nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (5)


O Governo de Pernambuco divulgou, no Diário Oficial do Estado do último sábado (5), a nomeação de 1.179 novos profissionais de saúde, de diversas especialidades, para atuar nas unidades da rede estadual nas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Do total de nomeados, são 351 médicos, 377 analistas em saúde, 430 assistentes em saúde e 21 fiscais em Vigilância Sanitária. Desde 2023, a gestão Raquel Lyra já convocou mais de 2,9 mil profissionais de saúde, reforçando, assim, a assistência prestada à população pernambucana do litoral ao Sertão. A nomeação foi registrada no Diário Oficial do Estado por meio do Ato n° 2616, assinado pela governadora.

"A nomeação desses 1.179 novos profissionais de saúde é mais um passo que damos para fortalecer a rede estadual de saúde e proteger a vida das pernambucanas e pernambucanos. Além de investir no capital humano, com a contratação e valorização de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros profissionais, também estamos realizando melhorias na infraestrutura hospitalar de Pernambuco e agilizando cirurgias por meio do Cuida PE. Dou as boas-vindas aos profissionais que chegam para nos ajudar a oferecer um cuidado mais humano, eficiente e respeitoso à nossa população", enfatizou a governadora Raquel Lyra.

As 12 Geres foram contempladas, de acordo com a necessidade de cada território, em mais uma ação da interiorização da saúde em Pernambuco. “É com grande alegria que a gente chama mais de 1.170 novos servidores para o Estado para que a gente possa fortalecer ainda mais essa equipe e seguir empregando a assistência com eficiência e compromisso à população de Pernambuco”, disse a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Os profissionais nomeados pelo Governo do Estado foram aprovados no concurso público regido pela Portaria Conjunta SAD/SES nº 120, de 20 de agosto de 2018. “Com essa convocação, contemplaremos profissionais de diversas áreas, como clínico geral, oncologista, enfermeiro, psicólogo, assistente social, entre outras. Esse time chega para fortalecer a rede de saúde e ofertar mais e melhores serviços à população do nosso Estado”, pontuou a secretária de Administração, Ana Maraíza.

EFETIVO - O grupo de assistentes em saúde destaca-se como o de maior quantitativo, com um reforço 430 profissionais, entre assistentes técnicos de administração e técnicos de enfermagem, farmácia, laboratório, necrópsia e saúde bucal. O grupo de analistas em saúde tem 377 servidores nomeados nas áreas de assistência social, biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição e psicologia. Os 351 médicos nomeados vão reforçar as equipes de cinco Geres (I, IV, VII, XI e XII), nas seguintes especialidades: anestesista, cardiologista, cirurgião de cabeça e pescoço, clínico geral, endoscopista, otorrinolaringologista, radiologista, oncologista, tocoginecologista e ortopedista. Já os 21 fiscais convocados, entre farmacêuticos, nutricionistas e enfermeiros, vão fortalecer a Vigilância Sanitária estadual.



Frente Parlamentar debate regulamentação e potencial do cânhamo industrial

 


Para o deputado João Paulo (PT), que preside o colegiado, esta variedade da cannabis pode ser uma alternativa estratégica para diversificar a produção agrícola de Pernambuco.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, nesta segunda-feira (07), a 6ª reunião da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial. O encontro, coordenado pelo deputado João Paulo (PT), marcou uma nova fase nos debates sobre o tema, com foco na regulamentação do cânhamo industrial e nas perspectivas econômicas e ambientais para o Estado.

Com o tema “Regulamentação e Perspectivas do Cânhamo Industrial”, a reunião contou com palestra do pesquisador Bruno Pegoraro, presidente e cofundador do Instituto Ficus, uma das principais referências no país em políticas públicas voltadas à cannabis, ao cânhamo e a substâncias naturais com valor terapêutico. Também participou como debatedor Leandro Stelitano, presidente da CANNAB – Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil.

Estiveram presentes ainda Luiz Albérico (UPE), Lyane Menezes (OAB-PE), Túlio de Luna (engenheiro agrônomo da UFRPE), Pedro Lyra (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – Adepe), André Dahui (diretor de operações da GoldseedBR, responsável pelas conexões do mercado de cannabis no setor farmacêutico), Ana Glória Melcop (Centro de Prevenção às Dependências – CPD), Renata Silva (agrônoma da UFRPE), Hélida Lacerda (presidente da Aliança Medicinal) e Diogo Dias (presidente da Amme Medicinal).

Durante a abertura do encontro, o deputado João Paulo ressaltou que Pernambuco tem todas as condições para liderar a produção de cânhamo industrial no Brasil. “Nosso solo e clima são ideais para o cultivo dessa planta, que exige pouca água, não depende de agrotóxicos e tem múltiplas aplicações industriais. O cânhamo pode ser uma alternativa estratégica para diversificar a produção agrícola, gerar emprego e renda e impulsionar a economia verde no estado”, afirmou o parlamentar.

O cânhamo é uma variedade da planta Cannabis sativa com baixíssimo teor de THC e sem efeito psicoativo. Seus usos vão desde a indústria têxtil, construção civil, produção de alimentos e cosméticos até o desenvolvimento de bioplásticos e biocombustíveis. “Estamos falando de uma commodity do futuro, com imenso potencial econômico, social e ambiental”, afirmou Bruno Pegoraro, que apresentou dados do relatório produzido pelo Instituto Ficus. Segundo ele, a regulamentação será um grande desafio, e que nas próximas eleições a entidade que preside irá mapear os candidatos à próxima legislatura para saber que políticos defendem a causa da regulamentação e do uso industrial do cânhamo.

Salientou ainda que a cultura do cânhamo é uma opção para agricultores que têm dificuldades em recuperar o solo para plantio, pois uma das propriedades desta variedade de cannabis é regenerar a terra.

De acordo com o estudo, mais de 60 países já regulamentaram o cultivo do cânhamo, incluindo todos os membros da União Europeia, China, Canadá, Estados Unidos e países da América do Sul como Uruguai e Colômbia. No Brasil, no entanto, a produção segue proibida por legislação federal, apesar da previsão legal de cultivo para fins medicinais, científicos e industriais, conforme tratados internacionais dos quais o país é signatário.

Em novembro de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a importação de sementes e o cultivo do cânhamo industrial (hemp), uma variedade da Cannabis sativa com teor de tetrahidrocanabinol (THC) inferior a 0,3%, para fins exclusivamente medicinais e farmacêuticos. Essa decisão reconheceu que o cânhamo industrial, devido ao seu baixo teor de THC, não possui efeitos psicoativos e, portanto, não se enquadra nas restrições da Lei de Drogas. O STJ estabeleceu um prazo de seis meses para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a União regulamentassem a matéria. Em fevereiro de 2025, o STJ manteve esse prazo, rejeitando pedidos de prorrogação e reafirmando a necessidade de regulamentação dentro do período estabelecido.

Na reunião, João Paulo destacou ainda o avanço do tema em Pernambuco. O estado já conta com duas leis pioneiras: a primeira, de 2022, autoriza o cultivo da cannabis para fins medicinais e científicos; a segunda, em vigor desde o último sábado (06), garante a distribuição gratuita de medicamentos à base de cannabis pelo SUS estadual. “Agora queremos avançar também na regulamentação do cânhamo industrial. Pernambuco pode e deve estar na vanguarda desse debate”, afirmou.

O encontro também discutiu os benefícios ambientais da planta, entre eles a regeneração de solos, o sequestro de carbono, a substituição de matérias-primas poluentes e a possibilidade de uso em construções sustentáveis. “O cânhamo tem potencial para transformar a economia de regiões como o Sertão e o Agreste, promovendo desenvolvimento com respeito ao meio ambiente”, concluiu João Paulo.

A Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial segue com uma agenda de escuta, articulação e formulação de propostas para fomentar uma política estadual sólida, baseada em evidências científicas, inovação e justiça social.

Tainá Caju

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Carpina realiza primeira Conferência de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora


A Prefeitura de Carpina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, vai realizar a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Carpina. O evento será realizado no dia 15 de Abril, das 9h às 17h, no CETREINO-IPA, localizado na Av. Padre Rocha, no Bairro São José. 


A Conferência tem como tema:  “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. O objetivo é promover a efetivação da Política Estadual e Nacional de Saúde do trabalhador e da trabalhadora nos programas municipais, além de discutir a importância da implementação de ações dos órgãos setoriais do estado em defesa da saúde do trabalhador e da trabalhadora como um direito humano.


Para participar, é necessário realizar uma inscrição no dia 14 de abril no auditório da prefeitura, que funciona das 8h às 16h. Também é possível se inscrever no dia do evento, das 7h30 às 08h30. As vagas são limitadas para até 100 participantes.


Confira o regimento: 


https://transparencia.carpina.pe.gov.br/uploads/5142/1/atos-oficiais/2025/regimento-interno/1743774497_regimento-interno-1-cmstt-carpina-enviar-para-o-conselho-para-aprovacao.docx 


O Regimento Interno estará disponível para consulta. Sugestões serão aceitas até o dia 09 de Abril de 2025, através do email: saude@carpina.pe.gov.br.

Prefeitura de Carpina inicia cadastro de ambulantes para trabalhar no São João 2025

 



A Prefeitura de Carpina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, inicia nesta segunda-feira (7) o cadastro dos ambulantes que desejam trabalhar no São João 2025. O cadastro será realizado até o dia 11 de abril com vagas limitadas. 


Para manifestar interesse em trabalhar no São de Carpina 2025, os ambulantes devem se apresentar na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada em frente à Prefeitura Municipal. O cadastro poderá ser realizado das 8h às 16h. 


Em casos de novos cadastros, é necessário levar originais e cópias de CPF ou CNH, comprovante de residência, foto 3x4, número do NIS, título de eleitor e comprovante de votação das duas últimas votações. Já em casos de ambulantes com cadastros atualizados, basta comparecer com um documento com foto. 


Com mais de 2 meses de antecedência, o cadastro dos ambulantes marca o compromisso da Prefeitura de Carpina em promover um São João organizado. A iniciativa é positiva não apenas para os comerciantes, mas também para a população que será contemplada com uma festa bem produzida em todos os setores.